ANALISE COMBINATORIA
Opa
Esse é um exercício que criei...
Quem puder resolver,agradeço
Vai ter um amistoso,10 jogadores estão disponiveis para formar 2 times de cinco pessoas,porém há dois jogadores que não se entendem,por isso é preciso que eles não estejam no mesmo time.Quantas combinações existe?Sabendo que há de se respeitado a condição abordada acima.
(Explicação)
Ou seja,Analise combinatória...10 pessoas no total,são 5 pessoas para cada lado,sendo que 02 não podem ficar junto
Soluções para a tarefa
Chamando os jogadores que não se entendem de A e B, podemos obter a seguinte quantidade de possibilidades para formar times de 5 pessoas das 10 disponíveis, sendo que A e B não podem estar no mesmo time.
Fixando a análise em A, temos o seguinte raciocínio:
Escolhendo A como o primeiro jogador de um dos times, teremos um espaço amostral de 8 jogadores, pois A não pode formar um time com ele mesmo, nem o jogador B pode, então:
A têm 8 possibilidades para escolher o camisa 2 de seu time, 7 para o camisa 3, 6 para o camisa 4 e 5 para o camisa 5. Sendo assim: 8.7.6.5 = 1680 combinações para organizar seu time, de diferentes maneiras, sem que B pertença a ele.
Esse raciocínio também se aplica a B. Portanto, desconsiderando que um evento afete o outro, B tem 1680 combinações diferentes.
E aí, acertei?