Análise com atenção o texto e a charge a seguir, que fazem referência ao governo do primeiro presidente brasileiro, o marechal deodoro da Fonseca (1889-1891)
A) como o marechal deodoro é representado na charge?
B) quem seriam os inimigos da pátria a que lenda se referia?
C) o chargista se posiciona a favor ou contra o governo de deodoro? Como você chegou a essa conclusão?
Soluções para a tarefa
A charge em questão trata do Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente da República do Brasil. Ela traz uma imagem do Marechal como salvador da pátria, uma vez que ele é visto apagando o incêndio que toma o país. Este incêndio representa o caos político e social.
Você esqueceu de anexar a charge, por isso a coloquei anexa a esta questão.
a) Já respondemos que o Marechal é visto como salvador da pátria, ou seja, o homem responsável por colocar o Brasil nos eixos, salvando-nos da explosão que se daria quando o barril de pólvora fosse atingido pelo fogo (veja a charge).
b) Entre os inimigos da pátria podemos apontar os monarquistas, que queriam restaurar o poder do Imperador, além dos setores contrários ao modelo republicano por motivações que não eram políticas, mas econômicas, sociais e políticas.
c) Angelo Agostini era um chargista republicano, e, portanto, estava a favor do governo de Deodoro.
A) De acordo com a análise realizada na charge constata-se de que o marechal Deodoro da Fonseca é representado como um agente importante na "salvação" de uma nação que estava prestes a explodir devido a sua instabilidade econômica, política e militar.
B) No período inicial de instauração do sistema de governo republicano no Brasil, os "inimigos da pátria" eram considerados os setores conservadores da sociedade que desejavam o retorno da monarquia e a manutenção assim de seus privilégios.
C) Pela representação apresentada na charge percebe-se de que o chargista se posiciona a favor do marechal Deodoro da Fonseca, pois a sua ação é positiva para o Brasil.
Para saber mais, acesse em:
https://brainly.com.br/tarefa/35520909