Analise com atenção o excerto abaixo: Por mais radical que tenha sido a Revolução, inovou muito menos de que se supõe geralmente: mostrarei isto mais tarde. A verdade é que destruiu inteiramente ou está destruindo (pois ela ainda continua) tudo que, na antiga sociedade, derivava das instituições aristocráticas e feudais, tudo que a elas ligava de uma ou outra maneira, tudo que delas trazia uma marca por menor que fosse. Do antigo mundo só conservou o que sempre foi alheio a estas instituições ou podia existir sem elas. A Revolução não foi de maneira alguma um acontecimento fortuito. Realmente pegou o mundo de improviso embora nada mais fosse que o complemento do trabalho mais longo e do término repentino e violento de uma obra à qual dez gerações tinham trabalhado. Mesmo que não tivesse surgido a Revolução Francesa, o velho edifício social teria ruído por toda parte, aqui mais cedo, acolá mais tarde, mas teria caído, peça por peça, em vez de desmoronar-se de uma vez. A Revolução resolveu repentinamente, por um esforço convulsivo e doloroso, sem transição, sem precauções, sem deferências, o que ter-se-ia realizado sozinho, pouco a pouco, com o tempo. Esta foi, portanto, a obra da Revolução. TOCQUEVILLE, Alexis de. O Antigo Regime e a Revolução. Brasília: UnB, 1997. P. 67-68.
Com base em sua análise e reflexões acerca das informações apresentadas por Alexis de Tocqueville, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para Alexis de Tocqueville, o Antigo Regime, enquanto uma instituição política, não teria sido derrubado na França se não fosse pela ação da Revolução Francesa, liderada pela burguesia e realizada pelas camponeses e citadinos das grandes cidades.
PORQUE II. Apesar da Revolução Francesa ter como sua obra o
encerramento doloroso do Antigo regime, essa grande transformação/transição política já estava ocorrendo a muito tempo, no entanto, de uma forma mais lenta e precavida, que levaria ao fim do Antigo regime mais cedo ou mais tarde sem a necessidade de uma intervenção violenta.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta quanto à classificação das asserções sobre as informações apresentadas por Alexis de Tocqueville é a Alternativa I: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Análise das afirmações sobre o que dizia Alexis de Tocqueville:
I - A primeira afirmação está CORRETA, dado que Alexis acredita que o Antigo Regime só foi derrubado na França por causa da Revolução Francesa.
II - A segunda afirmação está CORRETA, uma vez que a transição política relacionada ao fim do Antigo Regime já acontecia mesmo antes da Revolução Francesa, que aconteceria mais cedo ou mais tarde.
Veja mais sobre o Antigo Regime:
https://brainly.com.br/tarefa/30694703
Anexos:
anaclaudiaamg9:
Sua resposta está errada.O texto 1 diverge do 2 sendo o 1 falso pois ele diz cque o antigo regime acabaria maus cedo ou mais tarde sem a Revolução
Perguntas interessantes
Física,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Ed. Física,
4 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás