jiu jitsu principais regras da competição - Arbitragem, duração, punição e pontuação
Soluções para a tarefa
Explicação:
As regras do jiu-jistu
As lutas são fiscalizadas por um árbitro.
A duração de cada luta depende de uma série de fatores, sendo os principais a faixa etária em que os lutadores se encontram e a faixa usada por eles.
Ao longo da luta, o participante pode ganhar ou perder pontos de acordo com o que executar. As punições podem acarretar a perda de 1, 2, 3 ou 4 pontos, de acordo com sua gravidade. As vantagens são igualmente variáveis. Quanto aos movimentos, o participante pode ganhar 2 pontos por queda, raspagem e joelho na barriga; 3 pontos por passagem de guarda e 4 pontos por montada e pegada pelas costas.
O vencedor da luta é aquele que, ao final da partida, obtiver a maior soma final.
O Jiu-Jitsu é de origem japonesa e por lá a pratica é feita de forma diferente em alguns aspectos. Como dizem os historiadores, o "jiu" aderiu a um estilo mais tupiniquim e adaptou alguns golpes e aplicações.
Enquanto no Japão o esporte tem grande ênfase em combates de pé e alguns movimentos de solo, no Brasil sua prática é feita principalmente no solo.
Dentro do Jiu-Jitsu existem algumas regras que são importantes para uma boa execução:
1. As lutas são fiscalizadas por um árbitro, que define a validade dos golpes, aplicando penalidades ou pontuando os lutadores, sempre que este se manter estabilizado na posição conquistada por 3 segundos;
2. A decisão das lutas e suas pontuações, são obtidas através de algumas formas:
- Desistência
- Sorteio
- Perda dos sentidos
- Decisão do árbitro
- Contagem do placar
- Interrupção
- Desclassificação
3. As lutas tem duração de 2 a 5 minutos, dependendo da categoria;
4. O Jiu-Jitsu não permite: socos, chutes, cabeçadas, cotoveladas, pisadas, puxões de cabelo, mordidas, enfiar o dedo nos olhos, torcer dedos, atingir órgãos genitais e chave de calcanhar.
Espero ter ajudado!
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/29916587