Pedagogia, perguntado por eddasilva597, 9 meses atrás

Analise atentamente o texto para responder à questão. “A história chamada “tradicional” sofreu diferentes contestações. Suas vertentes historiográficas de apoio, quer sejam o positivismo, o estruturalismo, o marxismo ortodoxo ou o historicismo, produtoras de grandes sínteses, constituidoras de macrobjetos, estruturas ou modos de produção, foram colocadas sob suspeição. A apresentação do processo histórico como a seriação dos acontecimentos num eixo espaço-temporal europocêntrico, seguindo um processo evolutivo e sequência de etapas que cumpriam uma trajetória obrigatória, foi denunciada como redutora da capacidade do aluno, como sujeito comum, de se sentir parte integrante e agente de uma história que desconsiderava sua vivência, e era apresentada como um produto pronto e acabado. Introduziu-se a chamada História Crítica, pretendendo desenvolver com os alunos atitudes intelectuais de desmistificação das ideologias, possibilitando a análise das manipulações dos meios de comunicação de massas e da sociedade de consumo. Paralelamente às análises historiográficas, ocorreram novos estudos no âmbito das ciências pedagógicas, especialmente no campo da psicologia cognitiva e social. Difundiam-se estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem nos quais os alunos eram considerados como participantes ativos do processo de construção do conhecimento. Uma perspectiva que, para o ensino de História, significava valorizar atitudes ativas do sujeito como construtor de sua história, em consonância com a visão de alguns educadores sobre propostas pedagógicas construtivistas”. (BRASIL, 1997, p. 24) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 24. 166p. O texto é parte do conteúdo exposto nos PCNs de História e Geografia, no qual fala de renovação da historiografia após o processo de redemocratização do país. Após analisar atentamente o texto, pode-se verificar que os autores do documento têm uma predileção por uma escola de pensamento historiográfico. Além de rejeitar o Marxismo ortodoxo, buscando um pós-Marxismo, pode-se dizer que o paradigma defendido e sua principal característica abordada são, respectivamente: Escolha uma: a. Fenomenologia e a diversidade de abordagens. b. Materialismo e o europocentrismo. c. Estruturalismo e o foco nos modos de produção. d. Metodismo e a diversidade de abordagens. e. Positivismo e a progressividade evolutiva.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0

A afirmativa correta é a letra e. Positivismo e a progressividade evolutiva.

O positivismo pode ser apresentado como uma das correntes mais tradicionais da geografia, que abordam os principais meios de entendimento teórico e científico por meio do estudo de apresentações e estudos formais.

A metodologia da progressividade evolutiva também deve ser meio que difunde a aprendizagem e o estudo científico acerca da construção e evolução do conhecimento no âmbito das ciências pedagógicas também.


Suavees: errado
Suavees: Fenomenologia e a diversidade de abordagens ( corrido pelo AVA)
FlorMaia: Fenomenologia e a diversidade de abordagens. Correto pelo AVA
Respondido por FlorMaia
19

Resposta:

Fenomenologia e a diversidade de abordagens. Correto

Perguntas interessantes