Analise as sentenças abaixo e indique a sequência correta a ser seguida para desenvolver a perspectiva isométrica de uma peça.
I – ( ). Apagar os excessos das linhas de construção, isto é, das linhas e dos eixos isométricos que serviram de base para a representação do modelo.
II – ( ). Traçar levemente, utilizando o esquadro de 30º, os eixos isométricos e indicar o comprimento, a largura e a altura totais da peça sobre cada eixo, tomando como base as medidas das projeções ortogonais da peça.
III – ( ). Reforçar os contornos da figura e está concluído o traçado da perspectiva isométrica da peça
IV – ( ). Traçar duas linhas isométricas que se cruzam a partir dos pontos onde foram marcados o comprimento e a largura (frente da peça).
V – ( ). Encontrar a face superior do modelo traçando duas linhas isométricas a partir dos pontos formados pela frente da peça.
VI – ( ). A partir dos pontos onde foram marcados o comprimento e a altura, traçar duas linhas isométricas que se cruzam.
VII – ( ). A partir do bloco pronto, “esculpir” os elementos existentes na peça a partir das suas projeções ortogonais.
Soluções para a tarefa
Resposta: I – 5; II – 1; III – 7; IV – 3; V – 4; VI – 2; VII – 6
Explicação passo a passo:
1. Traçar levemente, utilizando o esquadro de 30º, os eixos isométricos e indicar o comprimento, a largura e a altura totais da peça sobre cada eixo, tomando como base as medidas das projeções ortogonais da peça.
2. A partir dos pontos onde foram marcados o comprimento e a altura, traçar duas linhas isométricas que se cruzam.
3. Traçar duas linhas isométricas que se cruzam a partir dos pontos onde foram marcados o comprimento e a largura (frente da peça).
4. O próximo passo é encontrar a face superior do modelo. Para tanto, basta traçar duas linhas isométricas a partir dos pontos formados pela frente da peça.
5. Apagar os excessos das linhas de construção, isto é, das linhas e dos eixos isométricos que serviram de base para a representação do modelo..
6. A partir do bloco pronto, “esculpir” os elementos existentes na peça a partir das suas projeções ortogonais.
7. Para finalizar, é só reforçar os contornos da figura e está concluído o traçado da perspectiva isométrica da peça.