História, perguntado por helensoares5703, 11 meses atrás

Analise as informações do texto a seguir e diferencie escravidão, servidão e trabalho assalariado. Sem dúvida, porém, o principal tipo de trabalhador no feudalismo eram os servos. Contudo, não é fá­ cil acompanhar a passagem da escravidão para a servidão. Ela se deu lentamente, com variações regionais, mas sempre acompanhando o caráter cada vez mais agrário da sociedade ocidental. De fato, com a atrofia da economia mercantil era mais difícil recorrer-se à mão de obra escrava (caso em que o trabalhador é mercadoria) ou assalariada (caso em que a força de trabalho é mercadoria). Assim, apresentava-se como solução natural a mão de obra servil, isto é, produtores dependentes, sem liberdade de locomoção (de que goza um assalariado), mas que escapavam à arbitrariedade de um senhor (que atingia o escravo).

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
47

Olá, tudo bem?


Conforme o texto, a diferença entre escravidão, servidão e trabalhador assalariado está no valor atrelado ao trabalho e ao próprio trabalhador.


Na escravidão, o escravo era considerado um bem, e não um ser humano com direitos iguais. Ele era uma propriedade, e tudo que produzisse pertencia ao seu dono. Na servidão, eles possuíam um pouco mais de liberdade que o escravo, mas não eram submetidos às arbitrariedades do senhor das terras. Já no trabalho assalariado, o trabalhador possui direitos que garantem sua liberdade plena, além da valorização do seu trabalho com remuneração pela tarefa desempenhada.


Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes