História, perguntado por puyol1, 1 ano atrás

análise as contribuições da medicina grega

Soluções para a tarefa

Respondido por grazycruz166
3
A medicina Ocidental atual tem raízes na Grécia Antiga, apesar de hoje em dia ser estritamente técnica e científica. Ainda não foram encontradas evidências concretas para a existência da medicina antes de 750 a. C., porém desde 1200 a.C. há evidências da existência de médicos.

Quatro séculos depois, há novas evidências das práticas médicas através dos poemas homéricos, que, embora tenham caráter mítico, conservam dados da realidade da época, e revelam a existência de médicos com conhecimento em plantas medicinais e em tratamentos para feridas de guerra. Aparentemente, porém, estes médicos não se dedicavam apenas à Medicina, eram também guerreiros, mágicos, etc.
Segundo a mitologia grega, os conhecimentos médicos, a princípio, eram considerados exclusividade dos deuses imortais, e haviam sidos passados para os mortais por Quíron, o centauro educador de heróis.
A medicina era, porém, uma ciência prática, que era utilizada mais para tratamento de feridas na guerra. Apesar disso, Homero deixa claro na Ilíada que estes médicos tinham também conhecimentos no poder medicinal das ervas, e as utilizavam nas práticas do dia a dia e também na guerra para tratar ferimentos.

As práticas médicas eram confundidas por vezes com poderes mágicos, tanto que são narradas na Odisséia tanto passagens que mostram o uso dos conhecimentos medicinais, quanto passagens em que as pessoas são curadas por meio de encantamentos, "magia", etc.
Perguntas interessantes