Analise as afirmativas abaixo, sobre o pioneirismo de Portugal: Em seguida assinale a alternativa correta: *
Todas as afirmativas estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, II, III estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Inglaterra foi o berço da Primeira Revolução Industrial a partir da segunda metade do século XVIII, a qual se expandiu para outros países no século XIX. Com a Revolução, ondas de concussão industrial viajaram pelo mundo inteiro até os dias de hoje.inglaterra berço da revolução industrialConsiderada por muitos como o grande divisor de águas na história da sociedade, o historiador inglês Eric Hobsbawm assim a descreveu: “A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos escritos.
PUBLICIDADE
Veja 10 modelos de Redação nota 1000
gapixel
A Revolução Industrial
Durante um breve período ela coincidiu com a história de um único país, a Grã-Bretanha. Assim, toda uma economia mundial foi edificada com base na Grã-Bretanha, ou antes, em torno desse país, que por isso ascendeu temporariamente a uma posição de influência e poder mundiais sem paralelo na história de qualquer país com as suas dimensões (…)”. In: HOBSBAWM, Eric. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2003. p. 13.
A mudança nas Formas de Produção
Durante a Idade Média predominou o artesanato, uma forma de produzir coisas, ainda comum em muitos lugares do Brasil.image031.jpgNa produção artesanal, todas as tarefas são desenvolvidas (quase sempre) pela mesma pessoa, ou seja, o Artesão participa de todo o processo produtivo.
A manufatura
A manufatura surgiu quando os comerciantes europeus perceberam que deviam produzir mercadorias, pois a população da Europa cresceu consideravelmente e também os seus produtos poderiam ser enviados para a América, África e Ásia (continentes que os europeus haviam colonizado).
Aqueles comerciantes que tinham mais posses – isto é, dinheiro – reuniram homens, mulheres, jovens e crianças para trabalhar nas oficinas e fabricar produtos. image032.jpgOs donos dessas oficinas forneciam a matéria-prima e pagavam aos trabalhadores uma certa quantia pelo trabalho realizado.
Aprenda enquanto se diverte
Com esta paródia do professor Felipe Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito, você consegue compreender “como era antes”, e “como ficou o mundo depois” da Revolução Industrial.
Muito perspicaz a forma do professor Felipe para mostrar as diferenças e mudanças provocadas pela Revolução Industrial.
Entenda a Manufatura:
Na manufatura, o trabalhador não é dono dos meios de produção (oficina, ferramentas, etc.) e existe uma divisão do trabalho (cada pessoa desempenha uma tarefa na produção). Todos os equipamentos são manuais, ou seja, devem ser manejados pelos trabalhadores para funcionar.
É com a invenção e utilização das máquinas nas primeiras fábricas que se iniciaram as mudanças que caracterizam a Revolução Industrial: cada máquina substitui várias ferramentas e realiza o trabalho de diversas pessoas.image033.jpgMas as fábricas, mesmo equipadas de máquinas, precisam de trabalhadores para “auxiliá-las” na produção das mercadorias.
Assim surge o trabalhador assalariado, ou seja, as pessoas que foram trabalhar nas fábricas em troca de um salário. Assim surgem, portanto, patrões (donos das fábricas) e empregados (trabalhadores das fábricas).
As transformações da Revolução Industrial
Confira agora as principais mudanças que aconteceram na Primeira Revolução Industrial, com o ciclo da Máquina a Vapor movida pela energia do Carvão, e as máquinas têxteis como destaque inicial. Na Segunda Revolução Industrial a energia vinha do Petróleo e das Hidrelétricas.
Explicação:
marca como a melhor por favor❤ಥ_ಥ... espero ter ajudado!! bons estudos!!