História, perguntado por gabrielqtm2004, 4 meses atrás

Análise as afirmativas abaixo sobre a questão social na perspectiva racial.



I. O surgimento da "questão social" é atribuída diretamente à generalização do trabalho livre a partir do processo de industrialização.



PORQUE



II. A exploração abusiva e a luta defensiva que o operariado desenvolve, aparecem para a sociedade burguesa como uma ameaça a moral, a religião e a ordem pública. O que torna necessário o controle social da exploração dessa força de trabalho.

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardospagnolo
1

A questão social perspectiva racial esta baseada na transferência do olhar do desenvolvimento industrial de países europeus para países colonizados, pois os detentores do meio de produção (a burguesia) se viam no direito de explorar ao máximo os trabalhadores negros em razão das raízes colonialistas escravocratas. Portanto, a alternativa I está correta e a alternativa II é uma justificativa da primeira.

Questão Social na Perspectiva Racial

Comumente olhamos a questão social através dos efeitos do desenvolvimento industrial europeu, contudo, para olharmos na perspectiva racial, é fundamental olharmos para países que foram colonizados.

A questão social surge em decorrência do processo de industrialização em razão da profunda desigualdade social que se acentuou com a riqueza produzida pelos trabalhadores concentrada nas mãos da burguesia.

Podemos analisar controle social da burguesia numa questão racial em razão da perpetuação do olhar colonialista que se manteve, onde a exploração do trabalhador negro era genuína por serem considerados inferiores. Portanto, por este motivo que a luta defensiva do operariado é vista pela sociedade burguesa como uma ameaça.

Saiba mais sobre "Questão Social na Perspectiva Racial" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12132016

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes