Psicologia, perguntado por cassinha65, 9 meses atrás

Analise a seguinte situação:


Em uma pesquisa realizada com base nos pressupostos da Psicologia Social, buscou-se investigar as vivências de moradores de rua de uma grande cidade do estado de São Paulo. Nesta pesquisa, buscou-se como estratégia para a coleta dos dados a construção de encontros semanais com os sujeitos participantes da pesquisa, a fim de promover reflexões e debates com relação ao papel social de morador de rua. Uma das principais justificativas para a realização do estudo é que o mesmo trará benefícios à população estudada, uma vez que também irá desenvolver uma intervenção. Portanto, a pesquisa propõe-se realizar a um só tempo uma ação interventiva e também a coleta dos dados de pesquisa.

Com base no exposto, é possível afirmar que a pesquisa relatada trata-se de uma

Escolha uma:
a.
pesquisa-participante, visto que todos os sujeitos (inclusive o pesquisador) estarão envolvidos nos encontros.

b.
pesquisa-participante, uma vez que os sujeitos irão participar da construção e análise dos dados.

c.
pesquisa social, tendo em vista que irá abordar uma temática importante que refere-se ao processo de inclusão social.

d.
pesquisa-ação, a qual tem como proposta atribuir ao sujeito sua responsabilidade com relação ao processo de exclusão que vive.

e.
pesquisa-ação, a qual caracteriza-se pela compreensão de um fenômeno ao mesmo tempo que também busca intervir na situação. Ação de valores e ideologias favorece a construção da alienação, onde não há uma reflexão crítica sobre os fenômenos do mundo, apenas o consumo da informação pronta.

Soluções para a tarefa

Respondido por Isacunh
8

Resposta:

pesquisa-ação, a qual caracteriza-se pela compreensão de um fenômeno ao mesmo tempo que também busca intervir na situação

Explicação: AVA

Perguntas interessantes