Analise a letra da música, abaixo, para responder à questão:
CHOPIS CENTIS
Eu “di” um beijo nela
E chamei pra passear.
A gente fomos no shopping
Pra “mode” a gente lanchar.
Comi uns bicho estranho, com um tal de gergelim.
Até que “tava” gostoso, mas eu prefiro
aipim.
Quanta gente,
Quanta alegria,
A minha felicidade é um crediário nas
Casas Bahia.
Esse tal Chopis Centis é muito legalzinho.
Pra levar a namorada e dar uns
“rolezinho”,
Quando eu estou no trabalho,
Não vejo a hora de descer dos andaime.
Pra pegar um cinema, ver Schwarzneger
E também o Van Damme.
Fonte: DINHO; RASEC, Júlio. Chopis Centis. In: Mamonas Assassinas, Mamonas Assassinas. IEMI, 1995. 1 CD. Faixa 4.
Considere que a professora Jucineide quer utilizar a música Chopis Centis em suas aulas de língua portuguesa. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa mais produtiva para agregar tal música ao ensino da leitura, com base em uma proposta de formação de um leitor crítico e participativo.
Escolha uma:a. A professora solicita a manifestação dos alunos sobre a música, pedindo que eles indiquem o que entenderam dela. Os alunos apresentam paráfrases e selecionam trechos da música. b. A professora desenvolve a leitura coletiva da música em sua aula, pois acredita que a leitura em si já consiste em um trabalho produtivo de incentivo à leitura. Com isso, os alunos compreendem que podem explorar textos cotidianos nas aulas de língua portuguesa. c. A professora critica a ausência de coerência textual, a partir da grande presença de erros ortográficos deflagrados na música. Os alunos passam o texto a limpo corrigindo os erros ortográficos. d. A professora solicita aos alunos que leiam várias vezes a música treinando a pronúncia e a velocidade de leitura, respeitando as pontuações. Em seguida, os alunos se apresentam tecendo comentários sobre a música.
e. A professora incentiva os alunos a levantarem hipóteses e inferências sobre o texto a partir de informações sobre o grupo musical e sobre o narrador (um operário) e sua variedade linguística. Os alunos compreendem os efeitos do texto e a coerência estilística da linguagem usada nele.