Analise a inteligência à luz do Behaviorismo e suas implicações no cotidiano escolar.
Soluções para a tarefa
O behaviorismo, principalmente encontrado nas teorias de Skinner, pretende explicar, predizer e controlar o comportamento, seja o comportamento humano, ou dos animais, que foram os seus objetos de estudo.
A tese central do behaviorismo é que todo ato voluntário significativo pode ser entendido em termos de suas relações passadas com recompensa ou punição. O que controla as ações voluntárias é a sua história passada com a associação, em relação a eventos ambientais de recompensa ou punição.
Assim, Skinner concentrou seus esforços para analisar e tratar especificamente do comportamento, relegando a ação mental como ponto central de seu estudo.
Nesse sentido, atribui-se ao indivíduo a possibilidade de realizar tarefa por meio da auto-instrução em virtude do “reconhecimento intelectual de regras ou critérios” que se dá antes da ação e, por conseguinte, pode ser considerado como desempenho inteligente.
Para Skinner, o bom ensino é aquele em que se moldam comportamentos por meio de exercícios de fixação, até que se alcancem os resultados próximos do esperado.
Ou seja, explicar o comportamento é assumir controle sobre ele. Controlamos o comportamento do aluno quando, conhecido o seu repertório e as conseqüências que têm valor reforçador para ele, planejamos uma seqüência tal que aumente a probabilidade de que passe a se comportar segundo os objetivos instrucionais estabelecidos.
Para Skinner quanto maior o reforço de determinada ação educacional maiores serão as possibilidades do indivíduo exercer seu autocontrole, ou controle do comportamento chamado conhecimento.
Bons estudos!