Analise a figura abaixo: você acha que o IMC (índice de massa corporal) é a única forma de identificar a obesidade? Explique, comparando os dois homens.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá,
Não, pois o IMC não considera a composição corporal do indivíduo.
Explicação:
O índice de massa corporal (IMC) é obtido a partir da razão entre o peso do indivíduo e a altura elevada ao quadrado.
Um índice geralmente é a combinação de dois ou mais indicadores para se obter uma tomada de decisão ou previsão. Desta maneira, o IMC foi criado com o intuito de ter uma decisão de acordo com o peso e a altura de indivíduos, principalmente em estudos populacionais.
Considerando todas as variações que o peso de um indivíduo pode envolver, como massa gorda, massa muscular esquelética, massa óssea, água, o IMC a nível individual acaba sendo uma medida pouco eficiente.
Além de todos os aspectos físicos do corpo, existem também outros fatores que colocam ou tiram indivíduos de zonas de risco em relação a saúde, como a prática de atividade física, consumo frequente de frutas e vegetais, consumo moderado de bebidas alcóolicas e não tabagismo.
Observando a imagem, existem dois homens com IMCs dentro da faixa de sobrepeso, mas que claramente possuem composições corporais e, talvez, estilos de vida muito distintos.
Por isso, o IMC acaba sendo uma medida mais acurada quando usada em estudos populacionais, onde se precisa classificar os indivíduos para ter resultados precisos. Já a nível individual, existem outras maneiras, além do IMC, capazes de predizer riscos e benefícios.