Geografia, perguntado por andreiavancini, 9 meses atrás

Analise a figura a seguir:

Figura 1 - Localização do pau – brasil no território brasileiro no período colonial

Fonte: Disponível em: .


A figura acima representa a localização do pau-brasil no período colonial, isto é, onde esse tipo de árvore era encontrado na fase em que era utilizado para exportação para países da Europa. Desse modo, ao considerar o conteúdo sobre a formação do território brasileiro e os ciclos econômicos, analise as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso.

( ) O ciclo do pau-brasil foi o primeiro momento de exportação de um produto brasileiro para o exterior, sendo que, após a sua decadência, surgiu o ciclo do açúcar, desenvolvido a partir de grandes propriedades.
( ) É possível observar na figura acima que o pau-brasil estava concentrado na faixa litorânea brasileira, isso, portanto, facilitou a exploração da cana-de-açúcar que também ficou restringida somente ao litoral.
( ) A mão de obra escrava teve seu auge na exploração do pau-brasil, logo após esse ciclo entrar em decadência, os escravos foram libertos e, desse modo, o ciclo da cana-de-açúcar se desenvolveu apenas com mão de obra estrangeira.

A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:

Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.

Alternativa 2:
V, V, F.

Alternativa 3:
V, F, F.

Alternativa 4:
F, F, V.

Alternativa 5:
F, F, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por 5hvdaf
1

I (V) No ciclo do açúcar foi utilizado o modelo de plantation (latifúndio, monocultor, exportador e escravista).

II (V) O pau-brasil, árvore típica do bioma Mata Atlântica (bioma presente em grande parte do litoral brasileiro), teve sua exploração facilitada pela proximidade com a costa. A cana-de-açúcar também ficou restringida ao litoral, o clima e o solo (massapê) eram ideais para seu cultivo.

III (F) A exploração do pau-brasil se deu pelo escambo (sistema de troca) com os indígenas. A não de obra escrava teve seu ápice no ciclo do açúcar e do ouro. O uso de não de obra estrangeira se deu no ciclo do café, mais propriamente no Oeste Paulista, com o fim do tráfico negreiro.

Alternativa 2

Perguntas interessantes