Analisar os níveis de satisfação obtidos no estudo de caso comparando os graus médios de satisfação obtidos junto aos dois grupos de respondentes. A abordagem global considera a satisfação no trabalho como um sentimento único e global em relação ao trabalho. [...] A outra abordagem se concentra em facetas, ou aspectos, diferentes de um trabalho, como os prêmios (em espécie ou em vantagens), as outras pessoas no trabalho (supervisores ou colegas), as condições e a natureza do trabalho em si mesma. [...] Uma pessoa geralmente apresenta diferentes níveis de satisfação em relação às várias facetas. Ela pode estar muito insatisfeita com os pagamentos e as vantagens e, ao mesmo tempo, estar muito satisfeita com a natureza do trabalho e com os chefes. Embora o salário não seja suficiente para que um grupo de trabalhadores se sinta mais satisfeito que outro, pode-se observar que as perguntas relativas a este tema e as necessidades que são influenciadas por ele Necessidades Fisiológicas, de Segurança e Estima - são as que obtiveram os menores graus de satisfação nos dois grupos. Observa-se também que isso não significa que as necessidades superiores não foram afetadas pois o grupo que obteve o menor grau médio de satisfação, repetiu este resultado para todas as necessidades humanas quando comparado com o outro grupo. Verifica-se também que apesar das práticas da empresa em relação aos dois grupos ser diferente somente no aspecto da remuneração variável, no grupo onde a percepção de satisfação é maior isto se manifesta em todas as questões. O gráfico a seguir apresenta os níveis de satisfação por grupo, por necessidade. Nota-se que as necessidades com as maiores diferenças entre os dois grupos são aquelas impactadas pelo item remuneração, na necessidade fisiológica a diferença é de 1,02, seguida da necessidade de segurança com uma diferença de 0,75 e necessidade de estima com uma diferença de 0,59. Já nas necessidades não influenciadas por este item as diferenças entre os dois grupos são menores. A diferença nas necessidades de sociais e autorrealização são 0,32 e 0,33 respectivamente.
Estes resultados também caracterizam a importância dada pelo ser humano aos fatores de motivação intrínseca, e também demonstram a importância da remuneração variável na satisfação. Interessante que no grupo que não recebia remuneração variável um percentual menor dos respondentes indicou que receber a remuneração variável todos os meses os deixaria mais satisfeitos 50%. Kondo (1994) cita que pagamento não é motivador: mesmo que as pessoas se mostrem especialmente preocupadas com seu salário, isso não quer dizer que o dinheiro as motive. O pagamento representa um meio que lhes possibilita comprar aquilo que querem ou necessitam. Quando o dinheiro é pouco, pode irritar, mas isso não é suficiente para se afirmar que o inverso muito dinheiro traga satisfação e, muito menos, motivação. Nenhum incentivo artificial poderá jamais se igualar ao poder da motivação intrínseca. Quanto mais relevância for dada àquilo que alguém pode ganhar por fazer um bom trabalho, mais o valor desse trabalho se evaporará.
Fonte: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/17316107.pdf
Respondas as perguntas:
1) Analise os efeitos da remuneração por resultados na satisfação dos trabalhadores baseados nos conceitos de Satisfação.
2) De acordo com o gráfico destaque o que mais motiva os funcionários pesquisados em relação aos níveis de satisfação representados pela teoria da Satisfação de Maslow. Em relação a remuneração variável é um motivador?
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Olá!
A remuneração é uma fator de suma importância para manter um funcionário bem motivado na empresa. E empresas que pagam melhores, além de terem funcionários mais dispostos ao trabalho a ser realizado também podendo cobrar mias e melhores dos seus trabalhadores e os resultados também serão melhores vistos.
Quanto a remuneração variável, se bem empregada, ela pode ser sim um auxilio na produtividade, tendo em vista que o trabalhador irá sempre basear seus ganhos de acordo como o que trabalha.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás