Português, perguntado por leandroguimaraozpy3c, 1 ano atrás

Analisando - se a sintaxe de concordância do seguinte período: 'O resultado das eleições congressuais, vencidas por uma aliança tucana - peemedebista, alçaram o PMDB ao posto de preferencial do PSDB para os dois últimos anos do governo FHC e as eleições de 2002"(Folha de S. Paulo), chega -se a conclusão de que ele não atende á norma padrão da Língua Portuguesa, por quê ?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabibraga88
1
Olá, tudo bem?

No trecho acima há um desvio gramatical de concordância.

Em "O resultado das eleições congressuais, vencidas por uma aliança tucana-peemedebista, alçaram [...]", o trecho "vencidas por uma aliança tucana-peemedebista," trata-se de um aposto.

Entedemos por aposto um termo ou uma sentença que qualifica ou explica um outro termo e aparece sempre entre vírgulas na sentença.

No caso, "vencidas por uma aliança tucano-peemedebista" refere-se ao termo "eleições congressuais", explicando que as eleições congressuais foram vencidas por esta aliança política.

Uma das características do aposto é ser um termo acessório. Isto é: ele pode ser retirado da frase sem que haja prejuízo para a sua compreensão.

Desta forma, teríamos: "O resultado das eleições congressuais alçaram".

É nesta construção que está o erro de concordância, uma vez que "alçaram" (plural do verbo "alçar") se refere a "O resultado" (singular).

A forma correta seria: "O resultado das eleições congressuais, vencidas por uma aliança tucana-peemedebista, alçou [...]".

Espero ter ajudado.
 
Perguntas interessantes