analisando as decisões do concílio de Trento, podemos afirmar que a contrarreforma se restringiu a eliminar os fatores que geravam as críticas mais severas e preservou os fundamentos sobre os quais a Igreja Católica havia construído seu poder político e econômico. A partir da afirmação acima, justifique as seguintes decisões do Concílio de Trento:
I- proibição de venda de indulgências;
II-preservação do princípio da salvação pela fé e pelas boas obras (doações à Igreja);
POR FAVOR ME AJUDEM É URGENTE OBG A QUEM RESPONDER...
Soluções para a tarefa
Resposta:
Condenação à venda de indulgências um dos principais motivos da Reforma Protestante, que foi duramente questionada por Martinho Lutero, começou a defender a doutrina da salvação pela fé.
Este foi o principal motivo do Concílio de Trento, pois a reforma protestante condenava a venda de indulgências, assim o catolicismo estava perdendo a força, chamado também de contrarreforma, que visava combater as ideias de Lutero.
As indulgência estavam enriquecendo a igreja católica, e Lutero após vários estudos concluiu que a salvação vinha da fé, então ninguém precisava comprar a salvação ou comprar indulgências.
2-A "Justificação pela fé", também conhecida como sola fide, é um dos conceitos basilares do luteranismo e de todas as denominações cristãs que advém da Reforma Protestante. Pode-se dizer que esse conceito religioso foi um dos catalisadores da Reforma. Lutero inspirou-se na afirmação do apóstolo São Paulo de que "o justo viverá pela fé" (Romanos 1:17), contrariando assim a afirmação da Igreja Católica, que defendia que à fé se deviam acrescentar as boas obras a fim de se poder alcançar a salvação.
Apesar destas diferenças teológicas, as várias tradições cristãs acham que a fé não é a base para a justificação, mas simplesmente o meio, o órgão de apropriação, ou o instrumento dela. Pela fé somente o pecador toma posse de todas as bênçãos da justificação.
Explicação:
Resposta:
letra A
as indugencias