Analisando a figura que demonstra a emissão de partículas radioativas. A emissão radioativa mais nociva a célula animal corresponde a:
A) partícula ( b - beta)
B) partícula (a - alfa)
C) partícula ( g - gama)
D) partícula ( W- omega)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa c)
Explicação:
Radiação gama (₀γ⁰): Não são partículas, mas ondas eletromagnéticas semelhantes à luz, porém, de comprimento de onda muitíssimo menor e, portanto, de energia muito mais elevada. Atravessam tanto o papel quanto a lamina de alumínio, mas é detida por uma placa de chumbo com espessura de 8 mm. Dessa forma, representam o perigo máximo do ponto de vista fisiológico. Sua velocidade é igual à velocidade da luz. Na radioatividade natural, elas sempre estão acompanhadas das partículas α ou β.
A radiação mais perigosa para as células animais é a radiação Gama - letra C.
Essa radiação carre apenas energia. Por não ter massa e ser extremamente enérgica, a partícula Gama penetra muito facilmente nos tecidos animais, causando a destruição em minutos. Uma pessoa em contato com radiação Gama morre com menos de 10 minutos devido ao contingente energético dessa partícula, que altera tecidos, células e até genes, ionizando tudo que atravessa e gerando mutações gravíssimas no corpo penetrado.
Essa radiação é de altíssima frequência e de muito poder penetrante, e está presente em lixo radioativos e corpos emissores de radiação de alta frequência.
Espero ter ajudado!