Analgésicos são drogas que aliviam a dor sem alterar outros estímulos sensoriais. Podem ser divididos em dois grupos; o primeiro inclui drogas com atividades antipirética e anti-inflamatória, capazes de diminuir a dor de intensidade leve a moderada. O segundo grupo é representado por opiáceos como a morfina, que melhoram a dor de forte intensidade, agindo em receptores situados na membrana celular. Os opiáceos podem induzir dependência física e psicológica, o que habitualmente restringe o seu uso ao ambiente hospitalar. Além dos analgésicos opiáceos derivados diretamente do ópio, como a morfina, existem outros opioides, como os análogos sintéticos de morfina e os peptídeos endógenos sintetizados no organismo. Alguns desses derivados sintéticos podem atuar como agonistas parciais ou antagonistas puros. Os peptídeos endógenos são encontrados no cérebro e em outros tecidos. Julgue os itens a seguir: I) há cinco classes principais de receptores opioides: mu, kappa, delta, enke e dorphin. II) a diacetilmorfina (heroína) é um opiáceo com eficácia comparável à da morfina III) a codeína, a morfina, a papaverina e a naloxona podem ser encontrados na planta Papaver somniferum (ópio) IV) a intoxicação aguda e grave por opióides causa depressão respiratória, pupilas puntiformes e coma. V) o método mais adequado para o tratamento de um dependente em opioides é a interrupção imediata do uso. Está(ão) certas:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Estão corretas as afirmativas II, III e IV.
Os receptores opioides são importantes na regulação normal da sensação da dor. A sua modulação é feita pelos opioides endógenos (fisiológicos), como as endorfinas e as encefalinas, que são neurotransmissores. Os opioides endógenos são peptídeos (pequenas proteínas).
Existem três tipos de receptores opioides: mu, delta e kappa. Os receptores mu são os mais significativos na ação analgésica, mas os do subtipo delta e kappa partilham de algumas funções.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás