Biologia, perguntado por amanda0912ferreira, 4 meses atrás

"Ana Maria nasceu com cabelo liso de cor castanho escuro em determinado momento da vida dos resolveu cacheado e atingiu de vermelho nesse período teve um bebê considerando que o pai do bebê tem cabelo liso de cor castanho claro a a probabilidade da criança nascer com o cabelo vermelho liso."


a) Em que situações podemos analisar o fenótipo e genótipo quais deles é possível mudar


porfavor.... presiso pra amanhã ....​

Soluções para a tarefa

Respondido por jeferson14jh
2

Sabendo que Ana Maria e seu marido nasceram com a característica de terem cabelo castanho liso, as probabilidades do bebê, filho do casal, nascer com tais características é extremamente alta. Há impossibilidade desse bebê nascer com cabelo vermelho, pois não há gene de seus progenitores capaz de produzir esta característica.

Genótipo e fenótipo

Genótipo trata-se da combinação de genes que o indivíduo possui, os quais foram provenientes de seus pais (progenitores). O gene está presente no DNA e é incapaz de ser modificado, sendo que a partir da expressão desses genes teremos a manifestação do fenótipo.

Fenótipo, como dito, é a manifestação visível dos genes. Ou seja, a cor dos olhos, cor da pele, cor do cabelo, formato dos dentes, formato das unhas, entre outras, são características visíveis (fenótipo) que se dão a partir da manifestação genética (genótipo).

Somos capazes de modificar apenas o fenótipo, pois o genótipo está presente no DNA e somos incapazes de modificá-lo. Assim, quando Ana Maria pintou o cabelo de vermelho, ela mudou o fenótipo (de castanho para vermelho). No entanto, o genótipo não foi mudado, por isso, o cabelo que crescer depois de ser pintado, terá a cor programada pelos seus genes, que é a cor castanho.

Leia mais sobre diferença entre genótipo e fenótipo em: https://brainly.com.br/tarefa/4984089

#SPJ1

Perguntas interessantes