Ana é uma professora rígida e exigente, que admira muito o silêncio em suas aulas. Seus alunos já sabem, não podem nem sequer pensar em conversar com os colegas, pois a professora se refere a eles de forma hostil e autoritária, sendo assim, acabam ficando em silêncio, focando no que devem produzir. No entanto, Carla é uma professora que permite que seus alunos conversem, argumentem e participem quando acharem oportuno, desde que sigam as combinações de esperar a sua vez para falar e prestar atenção quando a professora e os colegas falam. Os alunos de Carla também são muito produtivos e parecem mais felizes que os da professora Ana.
A partir dessa narrativa apresentada e de seus estudos da Unidade de Aprendizagem, marque a alternativa correta:
A.
Ana é a professora que se alinha com o que foi ensinado sobre normas de convivência harmônica, pois priorizar o silêncio traz paz para que desenvolva suas aulas.
B.
Manter uma postura mais autoritária, como faz a professora Ana, contribui para que o diálogo se estabeleça e para que os estudantes se desenvolvam democraticamente.
C.
Ambas as professoras estão agindo de forma condizente com o paradigma educacional emergente, entendendo que o convívio entre pares e adultos deve ser incentivado.
D.
Adotar uma postura mais autoritária e centralizadora é o perfil de um professor tradicional, que se alinha com o paradigma educacional proposto para o século XXI.
E.
Ao estabelecer combinações para a comunicação com os estudantes, em que sabem como fazer o uso da palavra, Carla está contribuindo para que convivam de forma harmoniosa.
Soluções para a tarefa
Resposta: Ao estabelecer combinações para a comunicação com os estudantes, em que sabem como fazer o uso da palavra, Carla está contribuindo para que convivam de forma harmoniosa.
Explicação: A professora Ana apresenta uma postura pedagógica tradicional, centralizando em si o processo de ensino-aprendizagem, sendo autoritária e impedindo que os estudantes se comuniquem. Dessa forma, não incentiva que a convivência harmônica venha a ser produzida, pois impede as possibilidades de diálogo. Assim, é a professora Carla quem apresenta uma postura condizente com o paradigma educacional emergente, pois entende o protagonismo dos alunos e estimula suas relações, o que faz a partir das normas e combinações voltadas para a utilização das palavras, predominando o diálogo.