Ana, 12 anos, estudante do 7º ano do ensino fundamental, diagnosticada com altas habilidades em categoria de compreensão verbal, por meio do teste psicológico WISC- IV. Esta forma de inteligência aborda modo geral raciocínio verbal, formação de conceitos, compreensão oral, memória, capacidade de distinguir o essencial do não essencial, forma de se expressar verbalmente, memória de longo prazo, habilidade para transmitir informações de ordens práticas, padrões de comportamento, julgamento, comunicação oral, classificação, maturidade e bom senso.
Diante da sinalização da escola, a mãe buscou pela realização do teste. Durante a apresentação do resultado do teste a escola se prontificou a buscar intervir em favor do desenvolvimento da aprendizagem da aluna. Foi esclarecido aos pais que o diagnóstico de altas habilidades diz respeito a uma área especifica da aprendizagem, o que pode significar que em outras áreas como a matemática, por exemplo, a aluna não teria desempenho semelhante ao raciocínio verbal, nesta situação o pai se apresentou resistente e discordante do laudo psicológico.
Ana reside com os pais, é filha única. Demonstra facilidade em compreender leituras, tem vocabulário acima do esperado para sua idade, além dessa facilidade verbal, apresenta memória fotográfica e ótimo desempenho no desenho. Sinaliza dificuldade de socialização uma vez que seus interesses fogem aos interesses de seus pares.
Sabendo que o professor vivencia inúmeras situações em sala de aula e que necessita de conhecimentos teóricos para sua ação, analise o caso exposto e com base nas teorias pedagógicas e psicológicas estudadas apresente as suas estratégias de aprendizagem e também da equipe pedagógica, para promover o desempenho escolar da aluna. Discuta ainda sua percepção sobre o aluno que requer uma prática diferenciada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A instituição escolar bem como a família dessa aluno, deverão estar atentos as potencialidades do mesmo, bem como suas necessidades.
A psicomotricidade foi desenvolvida com o intuito de avaliar o desenvolvimento cognitivo e psicomotor do indivíduo, não apenas o cérebro.
Pois assim, o aluno terá melhores condições de exercer seu conhecimento, e, estará apto para fazer novas descobertas bem como exercitar essas necessidades como coordenação, etc.
Perguntas interessantes
Filosofia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás