Segundo o filósofo argentino Mario Bunge, o ideal da racionalidade, entendido como uma sistematização coerente de enunciados passíveis de verificação, é obtido muito mais através de teorias científicas, que têm como base a falibilidade e ceticismo metodológico, do que pelo conhecimento comum, entendido como uma relação de partes de informação frouxamente conectadas. Da mesma forma, o ideal da objetividade, a construção de imagens da realidade verdadeiras e impessoais, só é alcançado quando se ultrapassa o olhar antropocêntrico, a vida cotidiana, a experiência particular. O conhecimento comum consegue atingir uma objetividade muito limitada se comparado ao conhecimento científico.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir:
I. Sistematização é a forma do qual seus enunciados são estruturados logicamente, evitando confusões da linguagem ordinária, como contradições lógicas e polissemia.
II. Falibilidade significa que todo discurso científico está fadado a falhar.
III. Ceticismo científico é o princípio segundo o qual todas as hipóteses e teorias devem ser questionadas de forma metódica, responsável e cientificamente orientada.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II, apenas.
b.
I e II, apenas.
c.
I e III, apenas.
d.
I, II e III.
e.
III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
d. I e III
Explicação:
corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Filosofia,
5 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Administração,
11 meses atrás