Aluno(a), na Atividade de estudo1, da disciplina de Auditoria Contábil, exploraremos o conceito de Independência do Auditor Independente, que é vital no processo de Auditoria das Demonstrações Contábeis.
Um dos problemas acarretados pela ausência de Independência do Auditor é a diminuição da confiabilidade (qualidade) dos serviços prestados. Para compreender a significância desse tema para a Auditoria Contábil, considere que existem pelo menos 4 (quatro) Normas Brasileiras de Contabilidade dos Profissionais de Auditoria (NBC PA) que enfatizam a Independência do Auditor: NBC PA 290; NBC PA 291; NBC PA 400; NBC P0 900. Para você ter uma experimentação desse tema, nos Anexos das referidas NBC PAs constam exemplos de situações que caracterizam presença/ausência de Independência do Auditor Independente (ALMEIDA, 2021; ATTIE, 2018).
Nesta Atividade, iremos refletir sobre 5 tipos de situações que podem caracterizar ameaça à Independência do Auditor Independente (Quadro 01):
Quadro 01: Ameaças a Independência do Auditor Independente.
1. Ameaça de Interesse financeiro próprio.
2. Ameaça de autorrevisão.
3. Ameaça de defesa de interesse do cliente.
4. Ameaça de familiaridade.
5. Ameaça de intimidação.
Fonte: ALMEIDA (2021); ATTIE (2018).
Na Unidade II do Livro de Auditoria Contábil, constam os conceitos de cada uma das cinco ameaças à Independência do Auditor Independente (ALMEIDA, 2021). Para que você possa praticar a aplicação do conceito de Independência, ajude o Auditor Independente Rodrigo a avaliar 5 situações que geram ameaças a Auditoria Contábil.
Rodrigo está participando de um trabalho de Revisão (Controle da Qualidade) de 5 Auditorias que foram realizadas no mês de Janeiro/20x1 nas quais notou-se que houve ameaças a Independência dos Auditores (Quadro 02).
Quadro 02: Situações que podem gerar ameaças a Independência do Auditor Independente.
Situação 1 – Auditada 1 Ltda.
A organização Auditada 1 Ltda passava por um processo de fusão e precisava de informações positivas para o negócio se concretizar. O Auditor identificou falhas nos controles internos ligados ao Estoque (valores imateriais) da Auditada 1 Ltda, contudo, para desviar a atenção dos usuários, ele omitiu essa informação em seu Relatório do Auditor Independente.
Situação 2 – Auditada 2 Ltda.
O gerente financeiro da Auditada 2 Ltda estava com dificuldades em comprovar os registros de saques e depósitos da conta Banco c/ Movimento. De modo a obter uma confirmação positiva sobre o saldo bancário de um Auditor Independente, o gerente financeiro contratou os serviços de seu Primo, o qual possui, além dos laços fraternais, uma amizade bem antiga. O Auditor Independente, primo do gerente financeiro, emitiu um documento atestando que não há indícios de que o saldo da conta bancária está incorreto (sem ter feito um exame minucioso).
Situação 3 – Auditada 3 Ltda.
O Auditor Independente que realizou a Auditoria Contábil na Auditada 3 Ltda possui um investimento em renda variável (ações preferenciais) na organização auditada. A Auditada 3 Ltda está necessitando de um Relatório do Auditor Independente para receber novos investimentos e o Auditor Independente seria beneficiado indiretamente pois, o saldo dos dividendos seria distribuído e devido ter ações preferenciais, ele receberia tais valores.
Situação 4 – Auditada 4 Ltda.
Durante a contagem dos itens físicos do Estoque dos produtos da Auditada 4 Ltda (inventário), o Auditor Independente não registrou a informação referente a qualidade dos produtos auditados (se estavam em bom estado de confirmação ou se apresentavam com avarias ou vícios). No processo de revisão da Auditoria executada o outro Auditor (responsável pela revisão) não conseguiu ter certeza se esse aspecto foi observado pelo Auditor Independente.
Situação 5 – Auditada 5 Ltda.
O Auditor Independente que realizou a Auditoria Contábil do contas a receber na Auditada 5 Ltda teve dificuldades em obter documentos comprobatórios dos depósitos. O gerente do setor de contas a receber intimou o Auditor Independente de modo a declarar que se houvesse qualquer indicação de falhas nos seus controles internos, o auditor poderia ser demitido (pressão psicológica).
Fonte: Elaborado pelo Professor (2021).
Após Rodrigo avaliar as 5 situações do Quadro 2, ele precisa decidir qual foi o tipo de ameaça de Independência presente em cada situação, usando como critério de classificação os tipos de ameaças do Quadro 01.
ALMEIDA, R.G. Auditoria Contábil. Maringá-Pr: Unicesumar, 2021.
ATTIE, W. Auditoria: conceitos e aplicações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Com base no exposto, e no conceito de Independência, REDIJA (em até 20 linhas) um texto descritivo explicando qual foi o motivo que levou Rodrigo a classificar cada tipo de ameaça a Independência do Auditor presente em cada uma das 5 (cinco) situações do Quadro 02.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Situação 1 - Ameaça de defesa de interesse do cliente
Situação 2 - 4. Ameaça de familiaridade.
Situação 3 - 1. Ameaça de Interesse financeiro próprio.
Situação 4 - 2. Ameaça de autorrevisão.
Situação 5 - 5. Ameaça de intimidação.
Explicação:
■ Interesse financeiro próprio. Esta ameaça à independência ocorre quando
um auditor pode se beneficiar da situação financeira de uma organização
(investimentos, bônus etc.), ou seja, pode ser que a atitude de um auditor
não seja apropriada.
■ Ameaça de autorrevisão. Ocorre quando há a ameaça à independência de
que o auditor não avaliará, apropriadamente, os resultados ou se um possível
revisor da Auditoria realizada julgar os testes e exames incorretamente.
UNICESUMAR
57
■ Ameaça de defesa de interesse do cliente. Este tipo de ameaça à independência
ocorre quando o auditor promove ou defende a posição de seu
cliente destacando pontos positivos e omitindo pontos negativos.
■ Ameaça de familiaridade. Este tipo de ameaça à independência ocorre
devido ao relacionamento longo ou próximo com o cliente. Nestas ocasiões,
o auditor pode tentar ajudar, indevidamente, o cliente.
■ Ameaça de intimidação. Ocorre este tipo de ameaça à independência
quando o auditor é dissuadido de agir objetivamente em decorrência de
pressões reais ou aparentes, incluindo tentativas de exercer influência
indevida sobre o auditor.
pagina 56 e 57