ENEM, perguntado por raquelmotamelo8273, 5 meses atrás

Aline tem 31 anos, é uma jovem senhora que trabalha fora para dar o melhor para sua família. É casada e tem uma filha de 2 anos. Aline trabalha como representante comercial em sua cidade, recebe um bom salário e divide as despesas da casa com seu marido. No cargo de representante comercial, ela trabalha em período integral e muitas vezes precisa fazer hora extra. Quando retorna para casa a jornada continua como mãe, dona de casa e esposa, sendo responsável pelos afazeres domésticos. Aline tem a ajuda de seu marido em algumas tarefas

Soluções para a tarefa

Respondido por carloswerle
24

Resposta:

É comum as mulheres realizarem dupla jornada de trabalho, fator relevante para se falar sobre desigualdade de gênero.

Explicação:

Respondido por Danas
41

Infelizmente ainda é comum que mulheres realizem uma dupla jornada, uma no trabalho e outra em casa, isso ocorre principalmente pela falta de responsabilização masculina nas atividades domésticas. Trabalho doméstico demanda tempo e esforço, o que prejudica as outras áreas da vida da mulher (alternativa 2).

A dupla jornada das mulheres e dos pobres de modo geral e a desigualdade social

A população pobre de maneira geral costuma ter uma jornada dupla ou tripla e para a mulher é ainda pior.

Enquanto os homens pobres tendem a trabalharem e estudarem ao mesmo tempo, as mulheres pobres precisam cumprir com o trabalho, com os estudos e ainda com as tarefas domésticas, é uma jornada tripla muito pesada.

Venha estudar mais sobre a desigualdade social em:

https://brainly.com.br/tarefa/17391841

Alternativas:

  1. Alternativa 1: Aline cumpre apenas sua jornada diária de trabalho, chegando em casa e tendo seu descanso garantido.
  2. Alternativa 2: É comum as mulheres realizarem dupla jornada de trabalho, fator relevante para se falar sobre desigualdade de gênero.
  3. Alternativa 3: As mulheres com filhos têm maior possibilidade de ingressar no mercado de trabalho em comparação a mulheres sem filhos, segundo o caso apresentado.
  4. Alternativa 4: Aline faz parte de uma maioria de mulheres que diariamente tem ajuda de seu companheiro em todas as tarefas de casa, o que indica que a desigualdade de gênero inexiste no Brasil.
  5. Alternativa 5: O Brasil é um dos poucos países da América Latina a registrar igualdade entre gêneros no mercado de trabalho. Portanto, a discussão sobre desigualdades salariais e de jornada de trabalho não se aplica a nossa realidade.

Anexos:

solemirmoc: Letra B
Perguntas interessantes