A medicalização dos comportamentos desviantes na infância é apresentada como uma estratégia eficaz para lidar com crianças que apresentam algum tipo de dificuldade, sem que, no entanto, as dificuldades desse processo sejam claramente expostas. Consideramos como desvio de comportamento qualquer conduta que destoe do que é socialmente desejável, mas que nem sempre representa uma entidade nosológica. Muitos desses desvios, porém, são considerados atualmente transtornos mentais (ou então seus sintomas), o que caracteriza um processo de medicalização desse tipo de conduta.
BRZOZOWSKI, Fabíola Stolf; CAPONI, Sandra Noemi Cucurullo de. Medicalização dos desvios de comportamento na infância: aspectos positivos e negativos. Psicologia: Ciência e profissão, v. 33, p. 208-221, 2013.
Com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
I. Crianças que não aprendem são chamadas de doentes, por não ficarem sentadas e comportadas assistindo aulas, ocorrendo, em grande parte dos casos, a medicalização para melhoria desses comportamentos e a invenção de transtornos que são, na verdade, questões que envolvem o contexto social e as exigências culturais.
PORQUE
II. Muitas vezes, a primeira hipótese levantada pela escola, diante das dificuldades Psicomotoras ou mesmo de Aprendizagem, é a de que algo “cerebral”
impede a criança de se desenvolver adequadamente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Sobre a medicalização dos comportamentos infantis: Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Medicalização dos Comportamentos
A medicalização dos comportamentos ainda é um processo bastante evidente, sobretudo na Educação Infantil, que leva muitas crianças a serem medicadas, por serem consideradas como "doentes", termos cognitivos.
Este processo dificulta o trabalho das crianças na educação, já que muitas condições são cognitivas, comportamentais ou até culturais, exigindo um olhar mais dinâmico e horizontal por parte dos educadores e outros profissionais, favorecendo um tratamento mais direcionado.
Mais sobre medicalização dos comportamentos: brainly.com.br/tarefa/21177981
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
ENEM,
3 meses atrás
Química,
3 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás