Alguns episódios que reforçam a sina de agosto, o mês do cachorro louco
A história brasileira deu sua contribuição para reforçar a crendice em torno do “mês do desgosto”, mas sua origem vem, como boa parte das coisas boas e ruins da pátria, de Portugal.
Segundo o folclorista Mário Souto Maior, as mulheres portuguesas não casavam em agosto porque este era o mês preferido para os navios deixarem o país em busca de novos territórios para o reino.
Como casar neste mês significava ficar sem lua de mel ou mesmo viúva logo após o matrimônio, cunhou-se a expressão: “Casar em agosto traz desgosto”. A superstição veio para a colônia e persiste em várias regiões do país (os destemidos que ousam contrariá-la podem, inclusive, conseguir bons descontos).
Em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, Câmara Cascudo define agosto como “o mês das desgraças e das infelicidades” nos países latinos.
Ao longo do texto, que trata do misticismo que cerca o mês de agosto, muitos substantivos que carregam conotações negativas são usados para traçar a origem da crença de que esse período do ano é cercado de maus agouros. No entanto, outros vocábulos são empregados com acepção positiva no texto, como é o caso de
A. “sina”.
B. “cachorro”.
C. “contribuição”.
D. “pátria”.
E. “territórios”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
182
A adoção de certos estigmas típicos de Portugal é parte da cultura brasileira, assim como são também as influências de diversas outras culturas em nosso território.
O uso da expressão "agosto, mês do desgosto", como se vê, é derivado de uma situação tradicional em Portugal, que desanimava as noivas que desejavam se casar, e teriam que superar a espera do mês de agosto passar.
De acordo com a questão, devemos encontrar um termo empregado com sua acepção positiva no texto. Diante disso, podemos afirmar que, é positivo, o uso do termo "contribuição", conform exposto pela letra C).
Respondido por
41
Explicação:
contribuição, nada mais é a história do tempo antigo e a vida de como era tratada os negros.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás