Geografia, perguntado por silasjoaquimp7puyc, 1 ano atrás

- “Alguns conflitos na Europa tiveram origem vários séculos atrás e relacionam-se ao processo de incorporação de territórios e de grupos étnicos minoritários, como é o caso da dominação inglesa sobre os irlandeses e a espanhola sobre os bascos”. (Lucci, Elian Alabi; Anselmo Lázaro Branco e Cláudio Mendonça. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2005 p.390.)
Sobre o tema dos conflitos étnicos nacionais, assinale a alternativa correta:

(A) Os povos bascos são marcados pela luta por autonomia da região basca e pelo empreendimento separatista na Espanha, com o objetivo de se criar um País Basco, que tomaria todo o território espanhol.
(B) A Irlanda do Norte é uma nação independente da Grã-Bretanha, com quem forma apenas uma integração territorial e econômica.
(C) O grupo terrorista basco ETA, apesar de lutar pela criação do País Basco, não conta com o apoio da maioria basca e, desde 2006, anunciou a deposição de suas armas.
(D) A luta da Irlanda do Norte por sua independência frente ao território britânico foi marcada por muitos conflitos e, ainda hoje, não existe previsão de pacificação entre as duas partes, com a realização de atentados terroristas praticamente todos os dias.​

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
630

A afirmativa correta é a C) O grupo terrorista basco ETA, apesar de lutar pela criação do País Basco, não conta com o apoio da maioria basca e, desde 2006, anunciou a deposição de suas armas.

Ao considerar os conflitos étnicos nacionais, temos que diversos conflitos que aconteceram no continente europeu se originaram há muitos séculos atrás e apresentam relação com o processo de incorporação de territórios e também de grupos étnicos minoritários.

Sendo assim, temos que o grupo terrorista basco nominado de ETA, mesmo lutando com o objetivo de criação do País Basco, não contou com o apoio da maioria dos cidadãos bascos, tendo então realizado a deposição de suas armas.

Bons estudos!

Respondido por rsofia
332

Resposta:

c) Correta – Em 2006, o grupo terrorista separatista ETA anunciou oficialmente a deposição de suas armas. O grupo, por conta das suas ações terroristas, jamais contou com o apoio da maioria dos povos bascos.

Explicação:

Perguntas interessantes