Alguns autores apontam que, na medida em que o fato social da adolescência se configura, tomando contornos mais claros, a sociedade como um todo registra e dá significado a esse momento. A ciência a estuda, a conceitua, a expressa em livros e descreve suas características (tomadas como se fossem naturais da idade). A sociedade reconhece, então, uma fase do desenvolvimento de seus filhos e jovens e atribui-lhe significados; espera algumas condutas de seus filhos e jovens.
Fonte: BOCK, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 11, n. 1, p. 63-76, June, 2007.
A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. Embora a adolescência não possa ser compreendida somente como uma fase de transição, pois na verdade é bem mais que isso, a maioria dos estudos sobre o desenvolvimento humano a caracterizam como um período de mudanças físicas, cognitivas e sociais que, juntas, traçam o perfil desse grupo.
II. Em se tratando de aprendizagem de alunos adolescentes, vale salientar a importância de adequar o contexto da sala de aula às características e necessidades de desenvolvimento dessa fase.
III. Procedimentos didáticos de ensino que valorizam a forma de aprender do adolescente têm maiores possibilidades de desencadear comportamentos positivos em relação à aprendizagem escolar.
É correto o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
resposta letra e
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Saúde,
11 meses atrás