Algumas vezes, trocar o pneu do carro pode ser uma tarefa árdua, pois as chaves de roda apresentam um braço muito curto, o que torna difícil soltar o parafuso da roda. Para essas situações, algumas montadoras desenvolveram um prolongador para a chave de roda, cuja função é facilitar a troca do pneu. As figuras seguintes exemplificam essas duas situações.
Nessas figuras, F1 e F2 representam as forças necessárias e suficientes para desatarraxar um parafuso dessa roda. Sabendo que o prolongador dobra o comprimento da chave de roda, calcule a intensidade de F2.
A
100 N
B
250 N
C
500 N
D
1000 N
E
1500 N
Soluções para a tarefa
Resposta:
250 N
Explicação:Quanto maior é o braço de alavanca, menor é a força necessária para que o sistema rotacione. Então dobrando o ponto de aplicação da força até o eixo de rotação a força reduz pela metade
A intensidade de F2 equivale a 250N.
Letra B
Alavanca
As alavancas podem ser utilizadas quando precisamos multiplicar a força que aplicamos, facilitando a realização de um trabalho.
A força que devemos aplicar sobre uma alavanca é inversamente proporcional ao tamanho do braço da ferramenta utilizada.
- Quanto maior o braço da alavanca, menor será a força necessária.
- Quanto menor o braço da alavanca, maior será a força necessária.
O momento de uma força é uma grandeza vetorial que pode ser calculada pelo produto da intensidade da força e da distância do ponto de aplicação da força ao ponto de apoio.
M = F·d
Onde,
- F = intensidade da força (newtons)
- d = distância (metros)
- M = momento da força
M₁ = M₂
F₁. d₁ = F₂. d₂
500. d₁ = F₂. 2d₁
F₂ = 500/2
F₂ = 250N
Saiba mais sobre alavancas em,
https://brainly.com.br/tarefa/5874609
#SPJ2