Algumas religioes afro-brasileiras ainda mantêm quase que totalmente suas raízes africanas, como é o caso do Candomble e do
Xango do Nordeste; outras se formaram através do sincretismo religioso, como o Batuque, o Xambá e a Umbanda. A propna prauca
do catolicismo tradicional sofreu influência africana no culto de santos de origem africana como São Benedito, Santo Elesbão, Santa
Efigênia e Santo António de Noto (Santo António do Categero ou Santo António Etiope): no culto preferencial de santos facilmente
associados com os orixás africanos como São Cosme e Damião, São Jorge (Ogum no Rio de Janeiro). Santa Bárbara (lansa): na
criação de novos santos populares como a Escrava Anastácia. Nesse sentido avalie as assertivas abaixo e depois responda ao que
se pede.
1. As igrejas pentecostais do Brasil, que combatem as religiões de origem africana, na realidade têm várias influências destas como
se nota em práticas como o batismo do Espírito Santo e crenças como a de incorporação de entidades espirituais (vistas como
maléficas).
II. Durante o período de Brasil Colónia, os indios e negros mantidos com o trabalho escravo eram proibidos de expressar, cultuar
ou fazer ritos de acordo com suas próprias crenças religiosas por conta dos preconceitos (e medos) dos seus senhores, e tinham
que fingir e "aceitar" a imposição da religião Católica.
III. O sincretismo religioso existente na umbanda dá-se devido a fatores histórico-culturais presentes na história do Brasil.
Está correta a opção:
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II, III.
Apenas II e III.
Soluções para a tarefa
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Resposta Correta: I, II, III
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Resposta:
I, II, III.
Explicação:
Conforme imagem.
Anexos:
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