Algumas propriedades das rochas têm uma importância particular no planeamento, execução e custo dos projetos de engenharia civil nos quais estão envolvidas modificações do estado in situ (tensão e deformação) de maciços rochosos. O conhecimento destas propriedades índice, que podem ser avaliadas a partir de testes em laboratório ou no campo, possibilita a classificação das rochas e dos maciços rochosos de acordo com vários critérios técnicos. A classificação dos maciços rochosos depende naturalmente do estado da matriz rochosa (rocha intacta) e das superfícies de descontinuidades que intersectam o maciço. Num documento diferente serão abordados os parâmetros em que se baseiam as diferentes classificações dos maciços rochosos.
A partir do texto introdutório, considere as afirmações que seguem:
I) As rochas são constituídas por grãos minerais sólidos interligados e por descontinuidades ou vazios existentes entre esses grãos.
II) As propriedades da matriz rochosa dependem das características destes grãos (mineralogia), sendo muito influenciadas pelo tamanho e arranjo espacial dos grãos minerais (estrutura ou textura da rocha) e também pela forma, quantidade e distribuição das descontinuidades ou vazios.
III) A determinação da composição mineralógica das rochas conduz, juntamente com a sua textura, tamanho dos grãos, cor, e outras propriedades, à sua classificação geológica.
IV) A durabilidade é a resistência da rocha aos processos de alteração e fragmentação sendo também conhecida por alterabilidade.
V) O contato da rocha com a água e o ar, muitas vezes através de obras de engenharia civil como escavações e terraplenos, pode ocasionar a degradação das suas características mecânicas.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas:
I, II e III, apenas
II, III, IV e V, apenas
I, II, III, IV e V.
II, III e IV, apenas
I, III e V, apenas
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
1 2 3 4 e 5 e a resposta correta e corrigida
Perguntas interessantes