Algumas pessoas afirmam que é necessário aprender a motivar os outros, enquanto outras
acreditam que ninguém pode jamais motivar quem quer que seja. Essas duas maneiras de pensar são a ilustração da crença de que existem diferentes maneiras de justificar as ações humanas. No primeiro caso, pressupõe-se que a força que conduz o comportamento motivado está fora da pessoa, quer dizer, nasce de fatores extrínsecos que são, de certa forma, soberanos e alheios à sua vontade. No segundo caso, subjaz a crença de que as ações humanas são espontâneas e gratuitas, uma vez que têm suas origens nas impulsões interiores; assim sendo, o próprio ser humano traz em si seu potencial e a fonte de origem
do seu comportamento motivacional.
Embora seja possível reconhecer que as pessoas podem agir, seja movida por agentes externos, seja impulsionada por suas forças interiores, não se pode confundir esses dois tipos de comportamento, uma vez que eles são qualitativamente distintos e por isso merecem explicações diferentes.
Quando os determinantes do comportamento se encontram no meio ambiente, aquilo que se observa pode ser concebido como uma simples reação comportamental do indivíduo ao estímulo de tais fatores. Autores como Herzberg, por exemplo, chamam-no de movimento. Quando a ação tem como origem o potencial propulsor, interno à própria pessoa, aquilo que se observa em termos comportamentais é realmente identificado como motivação. No primeiro caso, a atividade comportamental cessa com o desaparecimento da variável exterior, enquanto no segundo, a pessoa continua a agir por si mesma o tempo necessário para que sua necessidade interior seja satisfeita.
A partir do texto de Bergamini e da teoria aprendida sobre motivação humana, analise as seguintes afirmações:
I. Há grande diferença entre o movimento, causado pelas reações aos agentes condicionantes extrínsecos ao indivíduo, e a motivação, que nasce das necessidades intrínsecas e que encontra sua fonte de energia nas emoções.
II. Ninguém consegue mudar intrinsicamente a partir de incentivos. Aquilo que se consegue, na realidade, é promover modificações superficiais no comportamento, a partir da própria vontade de cada pessoa que vê benefícios para melhorar seu relacionamento interpessoal.
III. Considerar os fatores extrínsecos ao indivíduo como a força motriz da sua motivação é uma ação eficiente. Adotar, por exemplo, horários flexíveis, férias adicionais, condições ambientais de trabalho, concessão de prêmios, planos de benefícios, aumentos de salário por mérito, lugares especiais no estacionamento etc. aumentam a motivação daqueles que trabalham.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
I e II.
b.
II.
c.
III.
d.
I.
e.
II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
letra (a) I e II
Explicação:
corrigido pelo AVA
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa
a) I e II.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás