Algumas organizações são altamente burocratizadas e outras bastante informais. Mas todas as organizações formalizadas perante o Estado são racionais e, em maior ou menor grau, burocráticas. Analise as sentenças e classifique-as como sendo características de:
1 – Organizações menos burocráticas
2 – Organizações mais burocráticas
3 – Disfunções burocráticas
( ) O tempo de espera de clientes estava muito alta. Haviam poucos atendentes no setor e muitos no outro. Quando pedimos para que fossem remanejados fomos avisados que os supervisores das equipes não estavam autorizados tomar essa decisão. Com isso o tempo de espera continuou a se estender.
( ) A empresa X possui um manual de procedimentos que permite que todos os funcionários se baseiem nas mesmas instruções para tomada de decisão.
( ) Quando as situações que geram dúvidas nos funcionários não estão nos manuais, eles passam a tomar decisões por conta própria sob critérios subjetivos que não são compartilhados entre o grupo gerando conflitos.
( ) Os resultados positivos são atingidos sempre que as pessoas seguem as regras estabelecidas para as situações de tomada de decisão.
( ) A empresa Z atua no ramo de publicidade e sua matéria prima é a criatividade dos funcionários. Por isso ela não possui regras rígidas nem impessoalidade nas relações entre os criadores.
Marque a alternativa que a classificação correta das sentenças:
A a) 2, 3, 2, 3, 1
B b) 3, 2, 3, 1, 3
C c) 3, 3, 2, 1, 1
D d) 3, 2, 3, 2, 1
E e) 2, 2, 3, 2, 1
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA D
Explicação:
a burocracia em si é um instrumento racional de condução de processos organizacionais. Todas as organizações formais são em algum grau burocráticas. É graças à burocracia que as organizações modernas interagem umas com as outras, como por exemplo, empresa e Estado. Entretanto, no que se refere a processos internos, algumas variam em relação a outras. Há aquelas cujas atividades permitem maior informalidade na produção de bens ou serviços, como uma agência de publicidade, e outras que devem seguir rígidos manuais de procedimentos como por exemplo um hospital. Quando a burocracia se depara com situações não previstas ela gera efeitos colaterais que podem ser negativos. As disfunções burocráticas são resultado daquilo que a burocracia não consegue racionalizar, em geral, imprevistos inéditos e as relações não profissionais que existem no ambiente organizacional, como por exemplo as amizades. Aula 1; Tema 5.
APOL 100%
Resposta: D) 3,2,3,2,1.
Explicação: