“Algumas ideias educacionais que se desenvolveram na chamada modernidade [...] apresentaram a modernização da instrução pública no Brasil, no final do século XIX e início do século XX. Dentre essas ideias, manifestas na renovação da concepção de educação e na implantação de novos métodos de ensino, destacam-se [dois métodos estrangeiros]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TRINDADE, S. A.; MENEZES, Irani R. A educação na modernidade e a modernização da escola no Brasil: século XIX e início do século XX. . Acesso em 12 dez. 2014.
Levando em consideração o dado fragmento de texto e o livro-base A função do currículo no contexto escolar, os dois métodos estrangeiros transferidos e adaptados para o Brasil no final do século XIX e início do século XX são:
A Método indutivo e lições das coisas.
B Ratio studiorum e método indutivo.
C Lições das coisas e Ratio studiorum.
D Método Lancaster e Método intuitivo.
E Lancaster e Método enciclopédico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa A está correta.
Partindo deste ponto, é interessante observar que o método indutivo, surge como um raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, chega a conclusão de uma verdade geral.
A indução, que é diferente da dedução, nasce de dados particulares, assim como da experiência sensível do indivíduo para a resolução de problemáticas ao seu redor.
O método Lancaster desapareceu ao final do século XIX a partir de discussões pedagógicas para o espaço nacional.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás