Biologia, perguntado por julianapaivass, 9 meses atrás

Algumas genealogias familiares indicam que a hipertricose (presença de pêlos longos na orelha) é determinada por um gene holândrico. Considerando essa afirmação, indique os fenótipos dos seguintes descendentes de um indivíduo com essa caracteristica: a) seus filhos homens; b) os filhos homens de seus filhos; c) os filhos homens de suas filhas ME AJUDEM PFVVV

Soluções para a tarefa

Respondido por fariasviviane53
0

Resposta:

A) com hipertricose

B) com hipertricose

C) Sem hipertricose

Explicação:

O cromossomo Y possui alguns genes que lhe são exclusivos, na porção encurvada que não é homóloga ao X. Esses genes, também conhecidos como genes holândricos, caracterizam a chamada herança restrita ao sexo. Na herança restrita ao sexo verdadeira: Todo homem afetado é filho de um homem também afetado; todos os seus filhos serão afetados, e as filhas serão normais.

Então, partindo disso, a letra A) seus filhos homens poderão ter hipertricose devido ao cromossomo Y que possuem. O fenótipo deles seria com hipertricose.

Na letra B) os filhos homens de seus filhos poderão ter porque os genes holândricos podem ser hereditários e como eles são restritos ao cromossomos Y, ou seja, ao sexo masculino, os filhos dos filhos apresentarão hipertricose.

Já na Letra C) os filhos homens de suas filhas, não apresentarão porque suas filhas não terão o gene que expresse a hipertricose já que elas só possuem o cromossomo X e não o Y. Como elas não expressarão, seus filhos não apresentarão. A menos que ela se case com um homem que tenha esse gene, mas se não eles serão normais.

Perguntas interessantes