Algumas festas eram realizadas tanto nas praias quanto nas vilas e bairros, contribuindo para reforçar as relações de parentesco e compadrio existentes entre as áreas urbanas e as rurais. (DIEGUES, Antonio Carlos. Natureza e cultura no estuário de Iguape-Cananéia-Paranaguá, p. 15. In: AZEVEDO, Orlando. Expedição Coração do Brasil-Paranaguá: Lagamar, Curitiba: Voar, 2012.) Assinale a alternativa que identifica corretamente a atividade cultural caiçara que resiste ao passar do tempo e é, na atualidade, a mais conhecida quando se fala das comunidades tradicionais do litoral paranaense. a) A Catira. b) O Cateretê. c) A Dança de São Gonçalo. d) O Fandango. e) A Folia do Divino Espírito Santo.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A letra (D) evidencia corretamente o gabarito da questão.
É verdade que o litoral paranaense é composto por famílias de pescadores que preservam as tradições do Fandango Caiçara. Basicamente, esse estilo musical conta histórias relacionadas à vida no mar e na lida com a terra (no caso dos agricultores) e é animado com a ajuda pequenos bailes que valorizam a mulher e o homem.
Dessa forma, o fandango - com as músicas e bailes - é visto como o principal meio de entretenimento dessa famílias e, consequentemente, fortalecedor das relações sociais.
Sonhe, mas trabalhe duro!
Perguntas interessantes