Algumas doenças renais são caracterizadas pelo excesso de albumina na urina (albuminúria) sendo o resultado do rompimento de cargas negativas dentro da membrana plasmática renal, o que torna a membrana glomerular (particular do glomérulo) mais permeável à albumina. André, com 35 anos de idade realizou exame de urina devido a dor e febre relacionada a uma infecção urinária. Além de um excessivo número de células inflamatórias leucocitárias em seu exame de sangue, foi diagnosticada também um excesso da proteína albumina na urina, demonstrando além da infecção urinária, a presença de alguma patologia renal.
Assim, são consideradas funções de equilíbrio homeostático do sistema urinário:
I - A regulação da composição iônica do sangue, com o envolvimento de íons sódio, potássio, cálcio, cloreto e fosfato.
II - A regulação do pH do sangue, onde os rins excretam quantidades variáveis de íons hidrogênio (de caráter ácido na urina), conservando os íons bicarbonato de caráter básico.
III - Regulação do volume sanguíneo: os rins ajustam o volume sanguíneo mediante conservação ou eliminação de água na urina. O aumento do volume sanguíneo eleva a pressão arterial; a diminuição reduz a pressão arterial.
IV - Substâncias como amônia, ureia, e glicose não são excretadas pelos rins, somente a bilirrubina que dá coloração amarelada a urina é um produto de excreção do sistema urinário.
V - Os rins também ajudam a regular a pressão arterial por secreção de um hormônio “renina”, que de modo indireto regula e abaixa os valores de pressão arterial.
Escolha uma:
a. I, II, IV.
b.
I,II, V.
c.
II, IV, V.
d. I, II, III.
e. I, III, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
letra a
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Psicologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
História,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás