Algumas das principais lideranças do movimento negro no Brasil e seu papel na luta pela ampliação da cidadania da população negra
Soluções para a tarefa
Podemos citar Machado de Assis, Carolina Maria de Jesus, Tereza de Benguela e Dandara Palmares como alguns dos principais nomes do movimento. Logo abaixo, um pouco da história de cada um deles e também seu papel na ampliação da população negra.
Principais nomes do movimento negro no Brasil
Dandara Palmares: era a esposa de Zumbi dos Palmares e uma das lideranças negras que lutaram contra a escravidão do século XVII no Brasil. Quando os primeiros negros se rebelaram contra a escravidão e fundaram o Quilombo dos Palmares em Alagoas, Dandara participou de todos os ataques e defesas da resistência palmarina. Sua determinação, força e espírito de liderança são a prova concreta de que as mulheres não são o sexo frágil. Ela vive em cada pessoa que se identifica com sua origem e luta por um mundo em que todos tenham os mesmos direitos e oportunidades.
Tereza de Benguela: era uma líder quilombola do século 18 que vivia no que hoje é o estado de Mato Grosso, e se tornou um símbolo de resistência, força e luta pela liberdade. 25 de julho é um dia para refletir sobre questões raciais entre as mulheres aqui no Brasil e também conhecido como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
Machado de Assis: um ícone da literatura brasileira. Com certeza você já ouviu falar dele e de suas obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e muitas outras. Fundou a Academia Brasileira de Letras (ABL) e foi seu primeiro presidente. Não é à toa que ainda se chama "Casa de Machado de Assis". O autor ocupou cargos de responsabilidade em ministérios e outras instituições públicas.
A abolição da escravatura e a proclamação da república buscavam criar uma nação brasileira mais próxima de um ideal europeu baseado em uma política de "embraquecimento" da população. Infelizmente, Machado de Assis não foi poupado e sua imagem foi ficando cada vez mais caiada após sua morte em 1908. Atualmente, alguns ativistas estão lutando para reverter esse processo.
Carolina Maria de Jesus: era uma escritora brasileira sem educação que se destacou em reportar em forma de jornal sobre sua dura realidade na favela. Entre outras coisas, é autora do livro “Quarto de Espejo”. Sua história de vida, contada no diário, é repleta de sofrimento e superação. A obra, conta o cotidiano de uma mulher negra da favela do Brasil do século 20 e transmite uma sensibilidade que empodera e inspira mulheres que lutam diariamente para sobreviver.
Para saber mais a respeito do movimento negro no Brasil, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/3201779
#SPJ4