Filosofia, perguntado por LEFTRIDER, 8 meses atrás

Alguma forma de lucro, embora desejado em outros momentos, torna-se o propósito de todo empreendimento cultural, isto é, o que é novo na industrial cultural é o primado imediato em seus produtos mais típicos. Segundo Adorno, a autonomia das obras de arte, que, é verdade, quase nunca existiu de forma pura e que sempre foi marcada por conexões de efeito, vê-se no limite abolida pela indústria cultural. Na indústria cultural, você não consome só os produtos culturais, mas seus subprodutos, criando um poço sem fundo, de modo que toda atividade recreativa e/ou cultural torna-se um prolongamento de uma outra coisa, o consumo. Resumidamente, o consumo de produtos culturais transforma a cultura integralmente em produto a ser comercializado, inviabilizando qualquer projeto revolucionário, dado que a indústria cultural é essencialmente reacionária, ou seja, ela não deseja qualquer mudança na estrutura social. Considerando a passagem, podemos dizer que: *

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A) a indústria cultural tem, basicamente, três interesses: consumo, controle e manipulação.

B) a cultura popular tende a ser autônoma.

C) não há cultura sem intervenção estatal.

D) a massa popular tende a criar uma visão engessada da arte.

E) o consumismo de símbolos culturais implica a cisão entre criticismo e cultura.

Soluções para a tarefa

Respondido por alvesclaudiane736
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Resposta: Letra a

Explicação: Eu pesquisei

Consumo:

Para Adorno (2009) a relação entre indústria cultural e consumismo está na alienação e na falta de consciência, e única forma de se manter livre dessa influência é através do conhecimento.

Controle:

Nesse cenário, a indústria cultural passa a ser um mecanismo de controle dos indivíduos. A sua imposição acontece de cima para baixo e tem como objetivo padronizar, homogeneizar e fortalecer os valores capitalistas de consumo perante as grandes massas.28 de fev. de 2020

Manipulação:

A manipulação das massas pela Indústria Cultural: compreendendo o fenômeno através da teoria crítica. ... Segundo a teoria cítica, este controle desloca o pensamento crítico e cria uma ilusão de liberdade, fazendo o indivíduo acreditar que tem controle e autonomia sobre as suas escolhas.

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