Filosofia, perguntado por gustavosilva770ip, 3 meses atrás

algum(a) gênio(a) em filosofia poderia me ajudar ..
quais anseios humanos pretendiam explicar os mitos??


gustavosilva770ip: oii kjkkkk
gustavosilva770ip: você poderia em ajuda em uma questão?
gustavosilva770ip: Por que ao proferir a frase "Sei que nada sei" Sócrates se torna o mais sábio dentre todos os atenienses? E como este título acaba lhe rendendo sua morte? Explique.
nessa
gustavosilva770ip: não não, tá ótimo, obrigadooo de verdade

Soluções para a tarefa

Respondido por luandias66
0

Resposta:O mito pode ter nascido do desejo e da necessidade de dominar o mundo, para fugir ao medo e à insegurança. À mercê das forças naturais, que são assustadoras, o homem passou a lhes atribuir qualidades emocionais. As coisas não eram consideradas como matéria morta, nem como independentes do sujeito que as percebe: o próprio ser humano. As coisas, ao contrário, eram vistas como plenas de qualidades, podendo tornar-se boas ou más, amigas ou inimigas, familiares ou sobrenaturais, fascinantes e atraentes ou ameaçadoras e repelentes. Assim, o homem se movia num mundo animado por forças que ele precisava agradar para haver caça abundante, para fertilizar a terra, para que a tribo ou grupo.

Explicação:

O ritual é a repetição dos atos dos deuses, que foram executados no início dos tempos e que devem ser imitados e repetidos para as forças do bem e do mal se manterem sob controle. Desse modo, o ritual é uma atualização dos acontecimentos sagrados que tiveram lugar no passado mítico. Assim, o mito é uma primeira narrativa sobre o mundo, uma primeira atribuição de sentido ao mundo, na qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel. Sua função principal não é propriamente a de explicar a realidade, mas a de adaptar psicologicamente o homem ao mundo. O mito primitivo é sempre um mito coletivo. O grupo, cuja sobrevivência precisa ser assegurada, existe antes do indivíduo.

Perguntas interessantes