História, perguntado por vicmnunes, 1 ano atrás

Alguém sabe responder pfff
Conforme estudado, a Guerra Fria foi o confronto entre duas superpotências, Estados Unidos e URSS, que interferiu em outros conflitos locais. Um desses episódios que envolveu um embate entre socialismo e capitalismo foi a Guerra da Coreia (1950 - 1953), entre a República da Coreia, ao sul, sob domínio norte-africano, e a República Democrática da Coreia do Norte, sob influência soviética. Apesar do fim da Guerra Fria, porém, ainda hoje esses países permanecem divididos e frequentemente ocorrem enfrentamento entre eles.
Nesse contexto, pesquise e responda:
1) Como é organização política atual desses países?
2) Cite os conflitos que acontecem na região nas últimas décadas.
3) Qual o posicionamento desses países em relação à política externa estadunidense?
4) Comente sobre o relacionamento diplomático atual desses países.

Soluções para a tarefa

Respondido por GFelberg
2

1) A Coréia do Norte apresenta um governo político na base da hereditariedade, sendo Kim Jong-un, o atual lider.  A família Kim está no poder há 3 gerações. Logo, não existe escolha do povo, foi o que ocorreu, e não tem retorno.

A Coréia do Sul apresenta um governo onde os presidentes, governadores e todos os outros cargos são feitos através do povo nas eleições, tendo então a liberdade de escolher quem você deseja no governo.


2) A Coréia do Norte e a Coréia do Sul se enfrentaram durante a Guerra da Coréia, onde a Coréia do Norte queria tomar territórios do Sul, como chegou a tomar Seoul, capital do lado sul, como ocorreu contra-ataque sul coreano, chegando a tomar Pyongyang, capital do lado norte, ambos por pouco período, devido a ajuda americana ao Sul, e chinesa ao Norte. Nos últimos anos, a Coréia do Norte estava construindo armas nucleares de longo alcance, ou seja, fosse intercontinentais, capazes de atravessar o oceano. A ONU foi notificada, e começou a tentar criar contato ao Norte, pois, poderia eclodir a qualquer momento uma guerra entre os EUA e a Coréia do Norte, que por sua vez, cada vez mais chegava perto do território americano com seus mísseis. Felizmente, recentemente ocorreu a desnuclearização da Coréia do Norte, e o reencontro do Sul e Norte na Zona Desmilitarizada (DMZ), assim mantendo a segurança de todos, porém, como sempre, ainda estão em guerra.

3) A política externa estadunidense é um tema que pode ser abordado de várias maneiras, mas para a Coréia do Norte, os Estados Unidos seria o causador de sua desgraça, pobreza em várias regiões e mal contato ao mundo externo.

4) Devido estarem em guerra, encontros diplomáticos ocorrem de vez em quando na DMZ, único local, onde eu tenho em mente, seguro para ocorrer comunicação entre os dois países. Muitos encontros foram feitos, porém o que chamou atenção, foi o reencontro recente do Sul e Norte na DMZ, onde os dois plantaram uma árvore, com partes do Norte e do Sul, como símbolo de encontro e paz.


Espero ter ajudado. Caso precise de mais informações, consulte em sites confiáveis e em vídeos no Youtube. Caso tenha gostado de minha resposta, porfavor marque como Melhor Resposta, obrigado.

Perguntas interessantes