Alguém sabe responder?
Soluções para a tarefa
Temos as seguintes funções:
Primeiro devemos derivar essas funções pois a derivada é justamente o coeficiente angular da reta tangente a uma curva. Fazendo isso:
Ambas as funções são compostas, então adiantando logo, devemos aplicar a regra da cadeia, ou seja, derivar a função e multiplicar pela derivada da função que se encontra dentro do parêntese ou no expoenre. (Lembre-se que a derivada do número de euler (e) é justamente o número de euler, mas sempre que a função é composta, devemos multiplicar pela derivada dessa função que faz parte.
Agora vamos substituir o valor de "x" dentro de cada coeficiente angular dy/dx:
Esses são os coeficientes angulares, agora vamos encontrar o "y" respectivo a cara função, para isso basta substituir o valor de "x" na função "y" inicial lá do começo.
Portanto temos que na primeira função o ponto é P(-1,e) e o ponto da segunda função é P(0,1). Substituindo esses dados na equação fundamental da reta, temos que:
A reta normal é basicamente uma reta perpendicular a reta tangente, ou seja, a reta normal tem o coeficiente angular sendo o inverso do oposto do coeficiente da reta tangente, como por exemplo se "m" da tangente fosse 2, o "m" da normal seria o inverso 1/2 e oposto -1/2. Logo:
Substituindo esses coeficientes e o ponto:
Espero ter ajudado