alguém sabe de algum jogo para ensino fundamental que utilize o material dourado?
Soluções para a tarefa
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1
NUNCA DEZ:
Em grupos de 3 ou 4 alunos.
Material necessário:
1 dado, os cubinhos, as barras e as placas do Material Dourado
Regras
1. Decidam quem começa a jogar e qual a ordem dos jogadores.
2. Cada um, na sua vez, joga o dado e pega a quantidade de cubinhos que corresponde ao número de pontos que saiu no dado.
3. Nas próximas jogadas, os pontos vão se somando ao resultado anterior.
4. A regra é NUNCA DEZ! Cada vez que um jogador conseguir 10 cubinhos, deve trocar por uma barra,e , quando tiver 10 barras, deve trocar por uma placa (centena).
5. Ganha quem primeiro conseguir a placa.
RESTA ZERO:
Cada dupla vai precisar de:
1 dado
1 folha de papel
lápis para marcar seus pontos
Na folha de papel, coloquem o nome da dupla, como fizeram Mariana e Guilherme.
Cada jogador começa com 20 pontos.
Decidam quem vai iniciar o jogo.
Cada jogador joga o dado uma vez e retira dos 20 pontos o total indicado no dado.
Cada um registra abaixo do 20 o total de pontos que restaram. Veja:
Mariana tirou 6 no dado, retirou 6 de 20 e ficou com 14 pontos. Guilherme conseguiu 3 pontos no dado e ficou com 17 pontos.
Continuem jogando o dado e retirando os pontos. Ganha o jogo quem primeiro acabar com os seus pontos, mas com uma condição: ele deve chegar exatamento ao zero. Se um jogador tiver 4 pontos e sair 5 no dado, ele perde a vez até tirar 4 ou um número menor que 4 no dado.
Em grupos de 3 ou 4 alunos.
Material necessário:
1 dado, os cubinhos, as barras e as placas do Material Dourado
Regras
1. Decidam quem começa a jogar e qual a ordem dos jogadores.
2. Cada um, na sua vez, joga o dado e pega a quantidade de cubinhos que corresponde ao número de pontos que saiu no dado.
3. Nas próximas jogadas, os pontos vão se somando ao resultado anterior.
4. A regra é NUNCA DEZ! Cada vez que um jogador conseguir 10 cubinhos, deve trocar por uma barra,e , quando tiver 10 barras, deve trocar por uma placa (centena).
5. Ganha quem primeiro conseguir a placa.
RESTA ZERO:
Cada dupla vai precisar de:
1 dado
1 folha de papel
lápis para marcar seus pontos
Na folha de papel, coloquem o nome da dupla, como fizeram Mariana e Guilherme.
Cada jogador começa com 20 pontos.
Decidam quem vai iniciar o jogo.
Cada jogador joga o dado uma vez e retira dos 20 pontos o total indicado no dado.
Cada um registra abaixo do 20 o total de pontos que restaram. Veja:
Mariana tirou 6 no dado, retirou 6 de 20 e ficou com 14 pontos. Guilherme conseguiu 3 pontos no dado e ficou com 17 pontos.
Continuem jogando o dado e retirando os pontos. Ganha o jogo quem primeiro acabar com os seus pontos, mas com uma condição: ele deve chegar exatamento ao zero. Se um jogador tiver 4 pontos e sair 5 no dado, ele perde a vez até tirar 4 ou um número menor que 4 no dado.
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