Alguém sabe algo sobre consciência religiosa na adolescência?
Soluções para a tarefa
Consciência religiosa é basicamente saber que mesmo que tu tenha tuas crenças, elas não podem te impedir de conviver bem com pessoas diferentes, que creem em outras coisas ou até mesmo quem não acredita em nada.
Nosso país é muito religioso, até nossas expressões tem a ver com isso (Meu Deus!, Mixe Maria!, Mano do céu! e etc), então a maioria dos brasileiros cresce em alguma religião. Isso não é necessariamente ruim, o problema é que muitas famílias obrigam os filhos a participar da religião e/ou não mostram que existem outras e que ta tudo bem ter amigos diferentes.
Eu, pessoalmente acho que religiões, de uma forma ou de outra, pregam que elas são as únicas corretas e que tem que lutar contra os inimigos que estão fora das coisas boas dessa crença, então é extremamente importante ter essa consciência, e entender que não se deve colocar essa religião acima de tudo.
No caso da adolescência, é quando estamos formando nossa opiniões e descobrimos o que gostamos, e se uma pessoa cresce com uma visão deturpada de religião (acreditando que só a dela é correta, que tudo lá é verdade e que condena as pessoas que não seguem suas "normas"), acaba reproduzindo preconceitos na vida adulta, então apesar de isso ser muito raro, é de EXTREMA importância educar as crianças e deixá-las escolherem o que querem (inclusive isso é uma lei, as crianças e adolescentes tem direito de escolher a religião ou não querer acreditar em nada independente da crença dos pais a familiares), e acima de tudo, respeitar as crenças ou descrenças dos outros.
Espero que ajude, misturei um pouco da minha opinião e de dados reais, se não concorda com algo pode responder diferente, isso é só pra tu ter uma ideia do que escrever mesmo :)
Bons estudos ✨