ENEM, perguntado por vcaua, 1 ano atrás

ALGUÉM POR FAVOR CORRIGE MINHA REDAÇÃO E DER SUA OPINIÃO SOBRE ELA SEJA BOA OU RUIM.

Tema: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo.


De acordo com a instituição de 1988, é garantido ao cidadão o direito à de liberdade de expressão. Será mesmo que essa liberdade está sendo usada de maneira correta? Um dos problemas enfrentados pela sociedade contemporânea, é a falta de respeito aos limites da liberdade de expressão em várias esferas, como a política.
No ano de 2018, encaramos no Brasil uma rigorosa eleição presidencial, onde a população foi dividida entre candidato A e B. As pessoas usaram as redes sociais, para expor suas ideias e opiniões, e quando encontravam alguém que divergia em pensamento, inciava uma discussão que resultava em perda de amizade e chegavam a partir para a violência moral quanto física.
As consequências dessa falta de repeito, de até onde se deve ir para defender sua opinião, se tornou um grande problema, ou seja, o que era um direito se tornou uma arma, onde se dispara sem pensar.
Diante dessa situação, é válido refletir sobre os limites da liberdade de expressão. As instituições educacionais podem realizar projetos e ações, como palestras para ajudar as pessoas a pensarem duas vezes, no que falar para expor seu pensamento, e saberem os limites da liberdade de expressão. Isso acarretará na diminuição dos impactos das consequências causadas, pelos mal uso do direito.

Soluções para a tarefa

Respondido por diegodss
3

Ao meu ver:

Alusão histórica: Constituição brasileira blz.

tese: apesar de ter o  documento permitindo liberdade de expressão, isso fica na teoria, pois na prática isso não acontece. E vc, demonstrou ser contra as limitações

Introdução boa.


Desenvolvimento argumento 1= citou eleições de 2018, tem uma certa relação com o tema tem, mas você focou apenas nisto, esqueceu outras situações que faz com que, a pessoa tenha sua expressão reprimida.

falta de provação de argumento, alguma pesquisa, dado, da violência que as eleições causou, para aqueles, que simplesmente expressaram sua opinião?

Desenvolvimento argumento 2= Aqui novamente, ficou limitado ao tema eleições 2018, demonstrou ter repertório cultural limitado, dentro do senso comum. E ainda, ficou confuso pois, a culpa da violência devido a liberdade de expressão, foi causada pela sociedade? governo? estímulo da mídia? fake news?  E cade seus conhecimentos de várias áreas do conhecimento? uma citação de um filósofo renomado, comprovação, alusão histórica factual que complementa o tema? cadê?

conclusão: falta de conectivos, aqui percebe-se que foi jogado a solução para as escolas resolverem por meio de palestras( solução de senso comum) mas qual a ação, meio ou modo, finalidade da escola intervir?

Nota: 460/1000.


vcaua: Obrigado, vou procurar corrigir esses erros.
diegodss: De nada amigo
Respondido por MJdúvidas
1

De acordo com a instituição de 1988, é garantido ao cidadão o direito à liberdade de expressão. Será que essa liberdade está sendo usada de maneira correta?

(PRÓXIMO PARÁGRAFO) Um dos problemas enfrentados pela sociedade contemporânea é a falta de respeito aos limites da liberdade de expressão em várias esferas, como a política.

No ano de 2018, encaramos no Brasil uma rigorosa eleição presidencial, onde a população foi dividida entre candidato A e B. As pessoas usaram as redes sociais para exporem suas ideais e opiniões, e quando encontravam alguém que divergia  em pensamento, iniciava uma discussão que resultava em perda de amizade e chegavam a partir para a violência moral quanto física.

As consequências dessa falta de respeito, de até onde se deve ir para defender sua opinião, tornaram-se um grande problema. O que era um direito  transformou-se em uma arma, podendo disparar em qualquer desentendimento.(MESMO PARÁGRAFO) Diante dessa situação, é válido refletir sobre os limites da liberdade de expressão.

As instituições educacionais podem realizar projetos e ações, como palestras para ajudar as pessoas a pensarem duas vezes no que falam ao exporem seus pensamentos, e saberem os limites da liberdade de expressão. Isso acarretará na diminuição dos impactos das consequências causadas pelo mal uso do direito.

 

                                                      ERROS:

  • (PRÓXIMO PARÁGRAFO) Cada parágrafo deve apresentar apenas uma ideia núcleo.  
  • (USO DA VÍRGULA) Nessa oração você está afirmando algo, então não se deve colocar a vírgula antes do "é" para não cortar a linha de raciocínio da afirmação feita.
  • (CONCORDÂNCIA VERBAL) O verbo expor foi conjugado no singular, sendo que ele está se referindo "as pessoas" que está no plural.
  • (USO DA VÍRGULA) Não há motivo para você separar as duas orações por uma vírgula sendo que uma completa a outra, mesmo se a sua intenção foi de dar ao leitor uma pausa dramática, a linha de raciocínio se torna outra com a presença da vírgula.
  • (CONCORDÂNCIA VERBAL) O verbo "tornar" foi conjugado no singular, porém ele está sendo referido ás consequências, que está no plural, por isso, o verbo também deve ser conjugado no plural. Veja: As consequências(...) tornou (...) \ As consequências (...) tornaram (...)
  • (PRONOME PESSOAL REFLEXIVO) A partícula se é usada para indicar uma ação praticada pelo próprio sujeito e ele mesmo receberá as consequências, por isso tornaram-se.
  • (POLUIÇÃO NO TEXTO) Nesse caso, a escolha de ter colocado o "ou seja," poluiu o parágrafo. Entendo que quis finalizar a ideia, porém colocar um ponto e iniciar a oração, caiu melhor e deu um desfecho melhor.
  • (REPETIÇÃO) O verbo "tornar" já tinha sido usada no início do parágrafo, por isso mudei para um sinonimo da palavra tornar, transformar.
  • (SEM NEXO) A oração "(...) onde se dispara sem pensar." ficou totalmente sem coerência, por isso substitui por outra que deu o mesmo sentido, acredito.
  • (PARÁGRAFO) A oração "Diante dessa situação, é válido refletir sobre os limites da liberdade de expressão." está relacionada com tudo que foi dito no quarto parágrafo, por isso, não há motivo para transferi-la para o quinto.
  • (USO DA VÍRGULA SEM NECESSIDADE) Acredito que o seu intuito em colocar a vírgula após o "vezes" era de proporcionar ao leitor uma pausa dramática, porém não é necessário e o texto fica mais limpo sem ela.
  • (INCOERÊNCIA) A oração "(...)no que falar ao expor seu pensamento(...)" ficou sem um bom desfecho.


vcaua: Obrigado por tirar um pouco do seu tempo para essas correções. Vou corrigir e evitá - las.
Perguntas interessantes