alguem poderia resumi esse texto pra mim
A Revolução Praieira iniciou-se em novembro de 1848 em razão da disputa pelo poder entre praieiros e conservadores. O estopim foi a reviravolta política que aconteceu no país quando os conservadores retomaram o poder no Rio de Janeiro, em 1848. Consequentemente, o presidente da província de Pernambuco foi demitido da função e substituído por um conservador.
Os conservadores também retomaram o poder em Pernambuco e trataram logo de iniciar a vingança. Eles realizaram as mesmas ações feitas pelos praieiros, assim demissões começaram a acontecer e os aliados dos praieiros começaram a ser desarmados. A luta foi deflagrada porque os praieiros se recusaram a entregar o poder e suas armas aos conservadores.
Um dos primeiros grandes combates aconteceu quando um dono de engenhos chamado Manoel Pereira de Moraes se recusou a entregar suas armas. Uma confronto armado se iniciou e se espalhou pelo interior de Pernambuco. Os principais combates aconteceram entre novembro de 1848 a fevereiro de 1849, mas a Revolução Praieira se estendeu até 1850, por meio de uma guerrilha praieira que resistiu por todo esse período, mas que acabou fracassando.
Um dos grandes líderes praieiros foi Pedro Ivo, responsável por formar uma tropa de populares no interior da província. Ele atraiu forças do governo para fora de Recife, despistou-as e marchou para a capital, atacando-a em fevereiro de 1849. Ele levou cerca de 1600 homens nesse ataque, mas perdeu após mais de dez horas de batalha. Nessa batalha, o deputado Nunes Machado, um dos grandes nomes dos praieiros, morreu em combate.
O nome mais ligado com as camadas populares e que lutou na Revolução Praieira foi Borges da Fonseca. Ele foi crítico dos praieiros no período entre 1845-1848 e chegou a ser preso por suas críticas, mas quando os praieiros se rebelaram, ele aderiu à luta e se tornou um nome expressivo na hierarquia dos praieiros rebelados.
Os historiadores falam que Borges da Fonseca trouxe influências vindas do socialismo utópico, e ele chegou a elaborar um manifesto que sintetizava algumas dessas exigências. No chamado Manifesto ao Mundo, Borges da Fonseca exigiu voto livre e universal, liberdade de imprensa, nacionalização do comércio a retalho, extinção do Poder Moderador, etc.
A Revolução Praieira fracassou, e os liberais pagaram um alto preço por isso, pois permaneceram afastados do poder no Rio de Janeiro até a década de 1860, quando o partido já tinha passado por muitas mudanças.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolução Praieira iniciou-se em novembro de 1848 em razão da disputa pelo poder entre praieiros e conservadores. O estopim foi a reviravolta política que aconteceu no país quando os conservadores retomaram o poder no Rio de Janeiro, em 1848. Os conservadores também retomaram o poder em Pernambuco e trataram logo de iniciar a vingança. Eles realizaram as mesmas ações feitas pelos praieiros, assim demissões começaram a acontecer e os aliados dos praieiros começaram a ser desarmados.
A luta foi deflagrada porque os praieiros se recusaram a entregar o poder e suas armas aos conservadores. Um dos grandes líderes praieiros foi Pedro Ivo, responsável por formar uma tropa de populares no interior da província. Nessa batalha, o deputado Nunes Machado, um dos grandes nomes dos praieiros, morreu em combate. Ele foi crítico dos praieiros no período entre 1845-1848 e chegou a ser preso por suas críticas, mas quando os praieiros se rebelaram, ele aderiu à luta e se tornou um nome expressivo na hierarquia dos praieiros rebelados.
A Revolução Praieira fracassou, e os liberais pagaram um alto preço por isso, pois permaneceram afastados do poder no Rio de Janeiro até a década de 1860, quando o partido já tinha passado por muitas mudanças.
Explicação:
resumi o máximo que consegui, espero ter ajudado<3