História, perguntado por Ann4B, 1 ano atrás

Alguém poderia me falar sobre a Revolução Industrial e o Imperialismo?


8Dorothy8: Sobre qual época imperialista você quer saber?
Ann4B: dos séculos XVI E XIX
Ann4B: neocolonialismo
Ann4B: África e ásia

Soluções para a tarefa

Respondido por Biahviih12
2
*A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:

A revolução industrial teve início em meados do século 18,na Inglaterra.A partir do século 19 espalhou-se por outros países.
O início da Revolução industrial na Inglaterra aconteceu por causa do acúmulo de dinheiro que se originaram do comércio,da agricultura e da navegação;a existência de ricas minas de carvão e de ferro; a exploração do trabalho dos camponeses que migravam para a cidade.
A revolução industrial se dividiu em 3 períodos:
Primeiro momento: que ficou conhecido pela invenção do Tear hidráulico e do motor a vapor.

Segundo momento:ficou conhecido pelo uso de aço,o emprego da energia elétrica em motores industriais,a invenção da locomotiva eletrica e a
invenção do telégrafo do telefone do rádio e do cinema.

Terceiro momento: foram desenvolvidas tecnologias como a Informática a microeletrônica a robótica e a engenharia genética.

*O IMPERIALISMO:

O Imperialismo era uma política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras.

Nessa perspetiva, os estados poderosos procuraram ampliar e manter seu controle ou influência sobre povos ou nações mais fracas.



Ann4B: Muito obrigada
Ann4B: Ficou ótimo
Biahviih12: De nada ❤
Respondido por 8Dorothy8
1

  1° Revolução Industrial:

 Desde o século XVII, a Inglaterra, que foi a pioneira acumulou capital (dinheiro). No século XVIII, a Inglaterra tinha uma fartura de abundância de recursos naturais, sendo o carvão, o ferro  a lã e o algodão, usados em mecânicas, fazendo com que a Inglaterra fosse a 1° do mundo a se mecanizar. 
 Dentro dos séculos XVII, XVIII e XIX, a Inglaterra era considerada a Rainha dos Mares, a maior Potência Naval, a maior comerciante marítima, acumulando muito dinheiro.
  Outra coisa que fez com que os britânicos tivessem mais capital, foi o roubo de carga (pirataria). Eles pagavam piratas para conseguir carga de embarcação portuguesa e espanhola.
 O algodão da Inglaterra era  trazido da África e das Américas.


  2° Revolução Industrial:

  Diferente da 1° fase, que foi exclusiva no Reino Unido, a 2° se concentrou na Europa, EUA e Japão ( na Europa: França, Itália, Alemanha, Bélgica e Rússia. A burguesia desses países conseguiam acúmulo de capital e investiam em tecnologia). 
   Foi uma época com muitas descobertas em pouco tempo, principalmente o descobrimento do aço (1856), que era mais resistente e mais barato, ao contrário do ferro. Tudo isso resultou na fabricação de armas e máquinas, fazendo com que as indústrias surgissem. Causando grande impacto dentro dos lugares em que as pessoas trabalhavam. Elas eram praticamente obrigadas a aceitar o pequeno salário e se sujeitavam a procurar trabalho.
 
 Alguns dos principais descobrimentos:

 - Energia elétrica;
 - O rádio, televisão;
 - Uso dos enlatados;
 - Geladeira e a refrigeração para a conservação do alimento;
 - Petróleo (dentro das guerras, usavam para incendiar, mas então, descobriram que poderia ser usado em combustão de motor  para os meios de transporte);
  - O barco à vapor foi perdendo espaço para o barco movido à combustível do petróleo e seus derivados;
  - Aprimoramento da medicina;
  - Aviões/automóveis;
  - Dínamo.

Imperialismo:

Imperialismo significa uma política de expansão de poder e dominação de um estado sobre outros.

--------------------------------------------------------------------------------------------------
   A partir de 1870, as potências capitalistas como: EUA, Grã-Bretanha, França e Japão entraram em uma disputa por colônias ou áreas de influência na Ásia, África, América Latina e Oceania. Essa expansão capitalista com o objetivo de dominação é chamado de imperialismo ou neocolonialismo. 
  Essas grandes potências estavam cada vez mais sedentos por matéria-prima e mão-de-obra barata. 
  Os europeus diziam ser superiores aos outros, mandando seus povos à África e Ásia, com a justificativa de "estarem levando a civilização" aos povos menos desenvolvidos. 
  Os países europeus estavam superlotados (acúmulo demográfico), no entanto,  para aliviar, decidiram expandir e aumentar suas riquezas. Decidiram que os países só iriam conquistas tais terras dentro da África se povoassem, causando aglomeração desses povos. Assim, a África foi dividida de modo que não pensaram nas nos diversos povos que na África existem e nas suas diferenças culturais, sendo que, algumas tribos africanas são rivais, causando grandes conflitos sociais até hoje.

     Aí, depois vem o Imperialismo Brasileiro e a 1° Guerra Mundial.

 Espero que esses resumos que eu concretizei tenham te ajudado. 
 




Ann4B: Muito obrigada
Ann4B: amei
Perguntas interessantes