Alguém poderia me explicar como faço esse algoritmo no Visualg, segue o enunciado.
OBS: Sou iniciante em lógica d programação, preciso utilizar vetores, gostaria de uma resposta com print.
------>Faça um jogo da forca utilizando vetores. A palavra poderá ser definida pelo próprio programador dentro do programa e não é necessário existir um número limite de tentativas. Porém, é necessário que se exiba a palavra em cada etapa com as letras descobertas e as letras não descobertas sendo representadas com _.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
primeiro crie um grande vetor de string/caracteres com várias palavras, algo assim
palavra[1] = "abobora"
palavra[2] = "sinistro"
palavra[3] = "deputado"
palavra[4] = "rodovia"
Esta será a lista de palavras a serem descobertas. Crie o máximo que puder e certifique-se que não tem a mesma palavra duas vezes.
Em seguida faça um loop onde você testa se o usuário quer jogar
dentro desse loop, randomize um número entre 1 e o número de palavras que você carregou. Esse vai ser o sorteio da palavra que o jogador vai tentar advinhar
inicie um vetor vazio que vai conter as letras que o jogador já tentou. Ele começa vazio.
faça outro loop dentro desse loop em que está
peça ao usuário uma letra
teste se a letra digitada é uma letra especial que termina o jogo e sai do loop
teste se a letra digitada já está na lista de letras tentadas. Se nao estiver, prossiga abaixo
adicione a letra ao vetor de letras usadas
busque na palavra sorteada a letra que o jogador informou
para cada vez que encontrar a letra, informe o usuário onde a encontrou e a exiba na posição adequada
teste se todas as letras da palavra já foram encontradas. Se achou, congratule o jogador e saia do loop
senao do teste da letra digitada
dë uma bronca no jogador e peça para ele teclar outra letra
Observe, essa é uma explicação genérica. Não é o algoritmo propriamente dito. Estou tentando dar a dica para você mesmo fazer o algoritmo> Se eu fizer o algoritmo, você não terá aprendido coisa alguma
Tente e se tiver dificuldade me avise.
palavra[1] = "abobora"
palavra[2] = "sinistro"
palavra[3] = "deputado"
palavra[4] = "rodovia"
Esta será a lista de palavras a serem descobertas. Crie o máximo que puder e certifique-se que não tem a mesma palavra duas vezes.
Em seguida faça um loop onde você testa se o usuário quer jogar
dentro desse loop, randomize um número entre 1 e o número de palavras que você carregou. Esse vai ser o sorteio da palavra que o jogador vai tentar advinhar
inicie um vetor vazio que vai conter as letras que o jogador já tentou. Ele começa vazio.
faça outro loop dentro desse loop em que está
peça ao usuário uma letra
teste se a letra digitada é uma letra especial que termina o jogo e sai do loop
teste se a letra digitada já está na lista de letras tentadas. Se nao estiver, prossiga abaixo
adicione a letra ao vetor de letras usadas
busque na palavra sorteada a letra que o jogador informou
para cada vez que encontrar a letra, informe o usuário onde a encontrou e a exiba na posição adequada
teste se todas as letras da palavra já foram encontradas. Se achou, congratule o jogador e saia do loop
senao do teste da letra digitada
dë uma bronca no jogador e peça para ele teclar outra letra
Observe, essa é uma explicação genérica. Não é o algoritmo propriamente dito. Estou tentando dar a dica para você mesmo fazer o algoritmo> Se eu fizer o algoritmo, você não terá aprendido coisa alguma
Tente e se tiver dificuldade me avise.
bokomoko:
escolha um caracter qualquer para determinar o fim, por exemplo "tecle # para terminar" e aí você testa se a tecla digitada é igual a "#"
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